A Volkswagen aproveitou o Salão de Munique (IAA Mobility) para apresentar o conceito ID.Life, prévia do carro elétrico de entrada da marca e também a nova e crucial variante encurtada da plataforma de veículos elétricos chamada MEB-Small.

Desenvolvida especialmente para o segmento de carros compactos, do porte de modelos como o VW Polo, por exemplo, a MEB-Small é a base para a marca alemã introduzir modelos da linha ID pequenos e mais acessíveis. Sua estreia deve ocorrer a partir de 2025 e deve permitir à marca abandonar os carros elétricos baseados em modelos a combustão, como o e-up, por exemplo. 

Versão pequena da plataforma MEB para o Volkswagen ID.  Conceito LIFE

Um dos maiores desafios para os fabricantes sob o ponto de vista da lucratividade, os carros elétricos de baixo custo devem começar a ganhar espaço dentro de alguns anos. De acordo com a Volkswagen, o MEB-Small permitirá a oferta de modelos que custarão entre 20.000 e 25.000 euros (sem considerar os incentivos), algo entre R$ 125.000 e R$ 155.000 em uma conversão direta. 

MEB-Small

Uma grande mudança para a MEB-Small, em comparação com a plataforma MEB convencional, é a tração dianteira (a MEB pode ser traseira ou integral).

No caso do conceito Volkswagen ID.LIFE, o fabricante alemão sugere uma capacidade de bateria de 62 kWh (57 kWh úteis), que equivale à versão intermediária da MEB (45/48 kWh, 58/62 kWh e 77/82 kWh). Podemos supor que a nova base também acomode versões com baterias de 48 kWh.

Versão pequena da plataforma MEB para o Volkswagen ID.  Conceito LIFE
Versão pequena da plataforma MEB para o Volkswagen ID.  Conceito LIFE

Dessa forma, poderíamos sugerir a seguinte faixa de preços:

  • € 20.000 para a versão de 48 kWh e 300 km de alcance WLTP
  • € 25.000 para a versão de 62 kWh e 400 km de alcance WLTP

O motor elétrico de 172 kW (233 cv) e 29,5 kgfm usado no Volkswagen ID.LIFE deve mesmo ser reservado às versões mais caras, já que uma versão básica provavelmente ainda seria muito rápida, mesmo com um motor elétrico de menor potência. 

Galeria: Volkswagen ID. LIFE Concept

O fabricante também disse que o carregamento rápido DC irá reabastecer 163 km ou cerca de 40% da capacidade total (como 20-60% SOC) em apenas 10 minutos.

A Volkswagen disse ainda que o lançamento de um modelo de carro elétrico de 20.000 euros acessível aconteceria em 2025, o que representa cerca de quatro anos a partir de agora, mas dois anos antes do inicialmente programado (2027). Várias marcas do Grupo Volkswagen irão utilizar a MEB-Small em seus carros elétricos mais acessíveis. 

Volkswagen ID.LIFE - especificações:

  • cerca de 400 km de alcance WLTP
  • Bateria de 62 kWh (utilizável 57 kWh)
  • 0-100 km/h em 6,9 segundos
  • velocidade máxima de 180 km/h
  • tração dianteira (MEB eco tração dianteira)
  • potência máxima do sistema de 172 kW (234 cv) e 290 Nm de torque
  • Carregamento rápido DC: até 163 km em 10 minutos
  • Dimensões
    Comprimento: 4.091 mm
    Largura: 1.845 mm 
    Altura: 1.599 mm
    Distância entre eixos: 2.650 mm
  • Pneus: 235/45 R20
  • Volume do compartimento de bagagem: 410 a 1.285 litros 
  • Comprimento de carregamento: 2250 mm
  • Distância ao solo: 190 mm
  • Ângulos de saída: frente: 26 °, traseira: 37 °
  • plataforma: Matriz de propulsão elétrica modular (MEB) - 'small'

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen ID.LIFE 2021 - Fotos ao vivo