A Volkswagen está se preparando para lançar uma pequena revolução que afetará todos os seus carros elétricos. A ideia que está ganhando forma é alugar os carros a bateria usados ​​da empresa.

Os próprios executivos da VW revelaram isso ao Automotive News, explicando que o objetivo é manter o controle das baterias, de acordo com uma perspectiva de sustentabilidade. Na verdade, até o próprio CEO, Herbert Diess, deu a entender esse plano durante o Salão de Munique.

"Na Europa - declarou ele - estamos tentando fazer um segundo e um terceiro contrato para os carros, mas um leasing, para que possamos manter a propriedade dos mesmos veículos. Hoje acreditamos que a vida útil da bateria é de cerca de 1.000 ciclos de carga e 350.000 quilômetros, então é provável que os acumuladores possam durar mais do que o carro. Queremos recuperá-los para não produzirmos novos".

Galeria: Volkswagen plataforma MEB

Na prática, a Volkswagen planeja explorar carros usados ​​e depreciados, mas ainda com um bom valor residual e baterias ainda em funcionamento, a começar pelo leasing. Desta forma, o aluguel de longo prazo pode ser uma solução conveniente tanto para os motoristas quanto para a própria empresa.

Diess continuou dizendo que a experiência da VW mostrou como (aparentemente) os carros elétricos no fim da vida útil costumam ter um valor mais alto do que seus equivalentes movidos a gasolina. O crédito também vai para 70-80% da capacidade de carga residual mantida pela bateria.

As palavras do CEO, muito ativo em Munique pela frente da descarbonização, se somaram às de Scott Keogh, chefe do Grupo nos Estados Unidos, que deu mais alguns detalhes sobre as mudanças da empresa: o plano, disse ele, já está na mesa e permite manter os IDs usados ​​'vivos' por mais 8 anos. Depois disso, os carros devem ser devolvidos à montadora para permitir a retirada e reciclagem dos acumuladores, ou sua reutilização, por exemplo, em sistemas de energia domésticos.

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