A Volvo anunciou recentemente a introdução de um novo trem de força híbrido plug-in Recharge aprimorado em seus modelos das séries 90 e 60, que promete ampliar significativamente a autonomia no modo elétrico e ao mesmo tempo reduzir as emissões de CO2, aumentando o desempenho e melhorando a dirigibilidade.

De acordo com o comunicado da marca sueca, o trem de força híbrido plug-in amplia o alcance totalmente elétrico para até 90 km com uma única carga. A Volvo estima que a maioria dos proprietários rode menos de 50 km por dia durante os dias da semana. Dessa forma, a maioria dos motoristas de carros da marca com possibilidade de recarga doméstica poderiam rodar 100% do tempo com energia elétrica. 

Galeria: Volvo Recharge híbrido plug-in

Falando das inovações para a linha Recharge, a Volvo destaca melhorias como uma nova bateria de longo alcance, apresentando uma terceira camada de células para aumentar a capacidade nominal de 11,6 kWh para 18,8 kWh, e um motor elétrico traseiro mais potente, agora com 145 cv - a potência elétrica adicional resulta em uma potência combinada de 350 cv para os modelos Recharge T6 e 455 cv para os modelos Recharge T8, tornando este último o Volvo mais potente já produzido.

Considerando o aumento de capacidade da bateria, a marca acredita que mais clientes irão rodar mais tempo no modo 100% elétrico, com potencial para reduzir as emissões médias de CO2 em até 50%. 

"Estamos em 2021 e as pessoas não deveriam mais depender da gasolina ou do diesel ao se locomover", disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. "Nossos híbridos plug-in mais recentes oferecem toda a autonomia elétrica necessária na vida cotidiana da maioria das pessoas."

Volvo Recharge híbrido plug-in 2022

O novo motor elétrico aumenta a potência das rodas traseiras em 65%, melhorando o desempenho e a dirigibilidade em todos os cenários. Junto com a bateria de maior capacidade, o e-motor atualizado também permite uma melhor capacidade de tração nas quatro rodas, o que pode ser útil principalmente em baixas velocidades, ao rebocar ou ao dirigir em estradas escorregadias que exigem tração e estabilidade extras.

A lista de novidades inclui a possibilidade de dirigir com apenas um pedal, uma função presente nos modelos totalmente elétricos da marca, que dá ao motorista a opção de controlar tanto a aceleração quanto a desaceleração apenas com o pedal do acelerador - estará disponível inicialmente nos Volvo XC60, S90 e V90 Recharge híbridos plug-in. 

A Volvo está comprometida em se tornar líder no mercado de carros elétricos premium. Em meados desta década, pretende vender 1,2 milhão de carros em todo o mundo, com pelo menos metade sendo carros totalmente elétricos. Em 2030, a marca planeja se tornar uma montadora exclusivamente de carros 100% elétricos.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram