"Não há chance para o bem-estar do mundo se a condição da mulher não melhorar. Não é possível que um pássaro voe com apenas uma asa". A postagem que apareceu no blog oficial da Ola Electric, fabricante indiana de scooter selétricos, começa com esta citação do místico Swami Vivekananda.

Lembrando essas palavras, o CEO Bhavish Aggarwal anunciou uma pequena revolução em seus veículos de duas rodas: somente mulheres ficarão responsáveis por sua produção, engajadas no que, não à toa, se chama Futurefactory e terá capacidade de produção de impressionantes 10.000.000 de scooters por ano.

Galeria: Ola scooter elétrico

"Hoje - continua a mensagem de Bhavish Aggarwal - tenho o orgulho de anunciar que a Ola Futurefactory será dirigida inteiramente por mulheres. Recebemos o primeiro grupo esta semana e, quando começarmos a trabalhar com capacidade total, a Futurefactory vai empregar mais de 10.000 mulheres, tornando-se a maior fábrica só para mulheres do mundo e a única fábrica de veículos só para mulheres no mundo".

O motivo dessa escolha é explicado pelo próprio Bhavish Aggarwal nas seguintes linhas: "Oferecer oportunidades econômicas às mulheres melhora não apenas suas vidas, mas também a de suas famílias e de toda a comunidade. Na verdade, estudos mostram que oferecer oportunidades iguais de trabalho às mulheres pode aumentar o PIB da Índia em 27%".

ola fabrica motos eletricas india

Os próximos passos

As iniciativas em nome da inclusão não param por aí, pois o CEO convidou todos os outros fabricantes do subcontinente a "se juntar à Ola Electric para promover o crescimento da Índia", com uma hashtag #JoinTheRevolution.

Quanto às vendas, porém, os scooters elétricos estão prestes a estrear no mercado doméstico, mas em breve também chegarão ao exterior, com desembarque no mercado americano previsto para o início do próximo ano. Enquanto isso, o país se prepara para invadir a Europa com e-bikes.

Existem dois veículos Ola Electric denominados S1 e S1 Pro: o primeiro tem autonomia de 121 km, velocidade máxima de 90 km/h e está disponível em 4 cores; faz 0-40 km/h em 3,6 segundos. O segundo possui 181 km de autonomia, velocidade máxima de 115 km/h, 8 cores e 0-40 km/h em 3 segundos.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram