A Ford anunciou que as primeiras unidades de pré-produção da picape elétrica Ford F-150 Lightning já estão saindo da linha de montagem do novo Rouge Electric Vehicle Center, parte do complexo da marca norte-americana localizado em Dearborn, Michigan, voltado para a produção e desenvolvimento de veículos elétricos. 

Os primeiros exemplares da picape elétrica serão utilizados em testes em condições reais, antes do lançamento oficial no mercado norte-americano, programado somente para o primeiro trimestre de 2022.

Galeria: Ford Rouge Electric Vehicle Center

A pré-produção tem início em meio a um novo anúncio da marca do Oval Azul de que a demanda pela picape elétrica não para de crescer. O número de reservas acabou de ultrapassar a faixa de 150.000 unidades, 20.000 a mais do que o informado em 2 de setembro.

  • 20.000 em 12 horas (20 de maio)
  • 44.500 em 48 horas (21 de maio)
  • 70.000 em cerca de 8 dias (27 de maio)
  • 100.000 em cerca de três semanas (9 de junho)
  • 120.000 em mais de dois meses (28 de julho)
  • 130.000 em mais de três meses (2 de setembro)
  • 150.000 em cerca de quatro meses (16 de setembro)
 

Produção de até 80.000 unidades/ano

A Ford destaca que o interesse na F-150 Lightning supera todas as expectativas. A empresa norte-americana vai investir US$ 250 milhões adicionais no complexo Rouge Electric Vehicle Center e adicionar 450 empregos diretos nos seguintes locais:

  • Rouge Electric Vehicle Center - montagem de veículos
  • Van Dyke Electric Powertrain Center - produção de motores elétricos
  • Planta de componentes Rawsonville - conjunto de bateria

Galeria: Ford Van Dyke Electric Powertrain Center

Como resultado, a capacidade de produção será aumentada para 80.000 unidades anuais da Ford F-150 Lightning (a meta inicial é de 40.000, enquanto que o nível de 80.000 será alcançado em 2024, de acordo com um anúncio anterior). É um nível de produção enorme, comparável a alguns dos veículos elétricos mais vendidos na América do Norte.

Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company disse:

"Sabíamos que o F-150 Lightning era especial, mas o interesse do público superou nossas maiores expectativas e mudou a conversa em torno dos veículos elétricos. Portanto, estamos dobrando para baixo, adicionando empregos e investimentos para aumentar a produção. Este caminhão e os trabalhadores da Ford-UAW que o estão montando em Michigan têm a chance de fazer história e liderar o movimento dos veículos elétricos na América". 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram