Há algum tempo, a China tem se concentrado fortemente no desenvolvimento de carros elétricos. Quase nenhum modelo produzido chega à Europa, mas a história deve mudar em breve. Abrindo caminho para o Velho Continente poderia estar (também) o Xpeng P5, um sedã sóbrio e equipado com bastante tecnologia a um preço competitivo, que promete desempenho ao nível dos seus rivais europeus. Será que emplaca?

Aerodinâmico e superconectado

O Xpeng P5 é sedã de 4,80 metros com uma distância entre eixos de honestos 2,77 metros. As formas são bem modernas, mas sem o exagero de alguns modelos elétricos. Apesar de um design mais convencional, o baixo coeficiente aerodinâmico com um CX de 0,223 é a base de uma autonomia declarada de acordo com o ciclo NEDC entre 460 e 600 km dependendo da versão.

Galeria: XPeng P5

O interior é ainda mais surpreendente, onde encontramos minimalismo ao estilo Tesla e muita tecnologia. O painel de instrumentos de 12,3" é ladeado por uma tela central vertical de 15,6" equipada com sistema operacional próprio. O Xmart OS 3.0 permite que você gerencie o sistema também com comandos de voz e pode transformar o compartimento de passageiros em um cinema, projetando imagens em uma tela retrátil montada no teto.

E não ficam de fora itens como condução autônoma com 12 sensores ultrassônicos, 13 câmeras HD e 5 radares.

XPeng P5

Pronto para a Europa?

Para falar a verdade, a Xpeng Motors já chegou à Europa. O sedã esportivo P7, apresentado em 2019, está à venda no mercado norueguês, um dos mais receptivos quando o assunto é carros elétricos. 

O fabricante chinês ainda pensa em trazer o P5 para outros mercados, mas admitiu que o modelo deveria ser ligeiramente revisado em termos de funcionalidade e estilo para adaptá-lo às regulamentações e gostos dos clientes europeus. Por exemplo, a direção autônoma pode não estar imediatamente disponível, pois a Xpeng teria que adaptar o software usando os mapas dos vários países da UE.

Considerando o equipamento de série, entretanto, o possível preço de tabela seria realmente interessante. Na China, as primeiras entregas terão início no final de outubro e os preços variam entre 24.500 e 34.800 dólares (entre R$ 129.000 e R$ 183.000 pelo câmbio atual). Se, considerando custos de transporte e impostos, os valores iniciais ficassem na ordem dos 30.000 euros (R$ 158.000), e se as promessas de qualidade fossem respeitadas, o modelo poderia realmente conquistar um espaço interessante mesmo no Velho Continente.

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