Até onde deve ir a autonomia de um carro elétrico? De acordo com uma matéria recente do site australiano WhichCar?, um executivo da BMW disse que a montadora não tem planos de produzir veículos elétricos com um alcance de mais de 600 quilômetros. A publicação diz que os motoristas devem contar com infraestrutura de carregamento se planejam percorrer distâncias mais longas.
Embora quase 400 milhas de alcance seja uma estimativa bastante honesta para um carro elétrico produzido hoje, é interessante que a BMW afirme que não tem intenção de se esforçar para ir muito além disso. WhichCar? relata que o chefe de projeto do BMW i4, David Ferrufino, disse que a montadora não terá como meta um alcance de 1.000 quilômetros, por exemplo. Quando questionado sobre a autonomia, Ferrufino disse:
"Mil quilômetros de alcance não é uma meta que temos com nossos carros totalmente elétricos".
"Nosso objetivo é atingir 600 quilômetros [de alcance] para nossos carros totalmente elétricos e 100 quilômetros com nossos híbridos plug-in na condução diária."
Com um limite de 600 quilômetros, os australianos serão capazes de dirigir um BMW elétrico de Sydney a Canberra ou de Melbourne a Hobart com uma única carga, mas não poderão dirigir por rotas mais longas, a menos que haja infraestrutura de carregamento adequada disponível. Aqui no Brasil, seria possível ir de São Paulo a Belo Horizonte, por exemplo.
Ferrufino explicou que a BMW conseguiu avanços na bateria, aumentos na velocidade de carregamento e uma crescente rede pública de carregamento para facilitar a vida dos proprietários de veículos elétricos. Ele também acrescentou que o alcance máximo de um carro elétrico dependerá do segmento ao qual ele pertence. Ele concluiu:
"Por exemplo, não achamos que um alcance de 600 quilômetros seja adequado para um BMW i3 como um carro urbano, mas quando se trata do BMW iX ou i4, achamos que cerca de 600 quilômetros é uma solução muito amigável ao cliente."
Com base na reportagem da WhichCar?, o BMW i4 2022 tem 590 quilômetros de alcance estimado. De acordo com a BMW, a bateria do i4 pode ser carregada de 10 a 80 por cento em cerca de 30 minutos com um carregador rápido de 200 kW DC. Se esse alcance e velocidade de carregamento forem realistas (condições ideais), um motorista pode viajar cerca de 1.000 quilômetros com uma parada para recarga de 30 minutos.
Você concorda com a BMW? Cerca de 600 km de autonomia são realmente suficientes para um carro elétrico? Independentemente disso, a montadora deve fazer uma declaração de que não tem a intenção de exceder uma determinada estimativa de alcance?
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Which Car?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo BMW i4 reestilizado será apresentado na próxima semana
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BMW dará US$ 1.000 aos clientes de carros elétricos que trocarem seu Tesla
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BMW i4 eDrive35 M Sport chega ao Brasil como opção de acesso por R$ 419.950