Muitos fabricantes de automóveis tradicionais anunciaram metas ambiciosas de eletrificação para o ano de 2025. O Grupo Volkswagen pretende se tornar o líder global até lá, a Hyundai planeja vender 560.000 carros elétricos por ano na mesma data e a Ford pretende aumentar seus investimentos em eletrificação para US$ 30 bilhões até meados da década.
Estas não são as únicas montadoras que se comprometeram a investir muito dinheiro nos veículos elétricos, então será interessante ver qual marca vai ganhar a corrida para dominar o mercado zero emissão.
A julgar pelos dados de 37 montadoras analisadas pelo analista escocês Peter Vardy, a Audi parece destinada a ter o maior número de veículos elétricos (VEs) até 2025. De acordo com as metas oficiais da marca alemã, ela adicionará 15 modelos à gama até 2025 para um total de 20 VEs - incluindo os já disponíveis e-tron, e-tron Sportback, e-tron GT, Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback.
Surpreendentemente, a marca premium do Grupo VW terá mais elétricos do que a marca Volkswagen, que espera ter 7 modelos movidos a bateria até 2025. No entanto, o Grupo VW como um todo provavelmente estará no topo com um total de 41 VEs (incluindo 6 da Skoda, 5 da Porsche, 2 da Cupra e 1 da SEAT) - e isso sem contar os possíveis lançamentos da Bentley, Lamborghini ou Bugatti.
O segundo lugar nesse ranking pertence à Toyota. Dizemos isso porque a empresa deve partir de zero VEs globais movidos a bateria até o final de 2021 para um total de 15 até o final de 2025. É de longe a meta mais ambiciosa, mas não impossível, dado o poder industrial da montadora japonesa. Quanto à sua marca premium Lexus, passará de 1 modelo elétrico em 2021 (o UX 300e) para 2 em 2025, elevando o total da Toyota Motor Corporation para 17 veículos elétricos.
O terceiro lugar vai para a marca BMW, com 13 veículos elétricos no final de 2025, incluindo 4 disponíveis até o final deste ano - i3, iX3, i4 e iX. A marca MINI passará de 1 modelo em 2021 (o Cooper SE) para 2 em 2025, elevando o total do BMW Group para 15 VEs (excluindo Rolls-Royce).
A Hyundai está em quarto lugar com um total de 12 modelos movidos a bateria até 2025, incluindo os já disponíveis Kona Electric, Ioniq Electric e Ioniq 5. E com um detalhe: isso só se aplica à marca Hyundai; se a marca irmã Kia (11 VEs em 2025) também for levada em consideração, o Hyundai Motor Group ofereceria um total de 23 VEs. Veja bem, a marca Genesis também não está incluída aqui; ela já oferece o G80 Eletrificado e em breve lançará o GV60, elevando o total da Hyundai Motor para 25 VEs.
Outras informações interessantes dizem respeito a Stellantis, que supostamente terá um total de 32 veículos elétricos em 2025, ocupando o segundo lugar como um grupo atrás da Volkswagen. Vale destacar que esta projeção conta apenas com as marcas Alfa Romeo, Citroën, DS, Fiat, Jeep, Peugeot e Opel / Vauxhall - Chrysler, Dodge e Ram não estão incluídas, então o número pode ser maior.
Enquanto isso, a Tesla, a empresa que trouxe os carros elétricos para o mercado de massa, está preparada para oferecer 7 modelos até 2025, contra 4 até o final de 2021: o Model 3, Model Y, Model S, Model X. O Cybertruck foi adiado para 2022–2023, o Roadster para 2023 no mínimo, enquanto o carro elétrico compacto desenvolvido na China ainda não tem cronograma de lançamento. A propósito, as marcas chinesas não estão incluídas nesta análise.
Fonte: Peter Vardy
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris