Conforme previsto, a Nissan anuncia o lançamento de uma nova van elétrica chamada Nissan Townstar. Na verdade, o novo veículo comercial é uma versão rebatizada do mais recente Renault Kangoo à venda na Europa. 

Disponível com propulsão 100% elétrica ou com motor a gasolina 1.3, o novo Nissan Townstar em sua versão zero emissões é o sucessor do e-NV200, sendo a aposta da Nissan para não ficar para trás da concorrência no cada vez mais competitiva no segmento de vans elétricas na Europa, que já conta com a forte presença das marcas Stellantis (Peugeot, Citroën, Opel e Fiat), e em breve terá novos competidores. 

Galeria: Nissan Townstar

Compartilhando a plataforma CMF-C da aliança, o Nissan Townstar EV terá versões de passageiros e furgão. Comparado com o 'irmão' Kangoo elétrico, o veículo comercial da Nissan tem uma dianteira ligeiramente diferente inspirada no SUV Ariya. Possui faróis de LED mais estreitos, uma grade própria e um pára-choque redesenhado.

De resto, tanto pela vista lateral quanto traseira, o visual é bastante similar ao do Renault Kangoo, a não ser pelos emblemas Nissan, naturalmente. Destaque para o fato de que o novo Townstar é o primeiro modelo a utilizar o novo logo da marca japonesa. 

Van Nissan Townstar

O conjunto elétrico conta com gerenciamento inteligente de energia e também é compartilhado com o modelo Renault e conta com uma bateria de 44 kWh, que permite autonomia de até 285 km com uma carga. Um motor elétrico entrega 90 kW (122 cv) de potência e 24,9 kgfm de torque máxima no eixo dianteiro.

Em termos de carregamento, o furgão elétrico contará com opções de 11 kW (de série) ou 22 kW (opcional), este último com promessa de tempo de recarga de 0 a 80% em 42 minutos. 

Nissan Townstar - versão passageiros

Na lista de equipamentos destaque para recursos de assistência ADAS, como o sistema de assistência de condução ProPilot, Side Wind Assist, Trailer Sway Assist, frenagem de emergência inteligente com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro inteligente, assistente de estacionamento mãos livres e ainda o monitor com visão 360°, disponível pela primeira vez no segmento. 

O Nissan Townstar possui 3.900 litros de capacidade de carga. A capacidade de reboque é de até 1.500 kg enquanto a área de carga integra grandes portas de correr laterais e a possibilidade de portas francesas 60/40 com abertura de 180 graus ou ainda porta traseira.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram