A China está considerando um novo sistema de incentivos e concessões para carros elétricos. Aparentemente, o governo chinês trabalha para mudar do método atual, que recompensa os fabricantes que produzem carros com emissão zero, para um modelo em que a redução total das emissões de CO2 seja incentivada, levando em consideração todas as etapas de produção. 

É o que informa a Reuters citando as declarações de Xu Haidong, membro do conselho de administração da CAAM, a associação chinesa de fabricantes de automóveis, que afirmou que "a transição (de um tipo de incentivo para outro) é um momento em discussão entre os vários ministérios". E, nesse ínterim, o mercado começa a voar novamente em agosto.

Galeria: Polestar - Centro de Produção na China

O sistema atual

O sistema atual entrou em vigor em 2017 e deve permanecer em vigor até 2023. Ele dá créditos aos fabricantes de automóveis que vendem carros totalmente elétricos ou de baixa emissão, modelos que permitem aos fabricantes compensar as penalidades decorrentes da venda de carros mais poluentes.

O fato de se ponderar uma modificação neste tipo de concessão poderá alterar profundamente as estratégias das montadoras, o que poderá justamente rever os planos para melhor se adaptarem às novas disposições governamentais em matéria de emissões.

O mercado está fluindo

Enquanto se espera para entender o que vai acontecer em dois anos, é preciso lembrar que a China é o primeiro mercado automobilístico do mundo, com 25 milhões de carros vendidos em 2020, e está à frente de todos também nas vendas de carros totalmente elétricos.

Em agosto, a China registrou um novo recorde de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in. Na verdade, com 286.514 carros eletrificados registrados, o recorde anterior de junho de 22% foi batido e um aumento de 187% foi registrado em comparação com agosto de 2020. Desde o início do ano, estes são os três carros elétricos mais vendidos à sombra da Grande Muralha:

  1. Wuling Hong Guang MINI EV - 253.704 unidades
  2. Tesla Model 3 - 92.755 unidades
  3. Tesla Model Y - 59.900 unidades

Galeria: MINIEV

Rumo à mudança

Mas voltemos à questão do novo sistema de incentivos que está sendo examinado pelo governo chinês. A indústria automotiva não está entre as oito que o executivo pediu para tomar medidas para implementar políticas de compensação de CO2, mas alguns representantes de fabricantes de automóveis, incluindo a Tesla, começaram a estudar o assunto para estarem prontos para uma possível mudança de rumo.

O ministério da indústria chinês não quis comentar o assunto, mas que as novas medidas estão realmente sendo estudadas foi confirmado por Sanae Nuimura, vice-presidente da Honda China, que em conferência disse que o novo sistema teria um impacto significativo sobre o setor, cujo pico de emissões deve ser alcançado em sete anos, antes de iniciar uma retração.

A parábola do CO2

O setor automotivo seguiria a tendência de emissões de todo o setor industrial chinês, que segundo o presidente Xi Jinping atingirá seu pico em 2030 e começará a diminuir gradativamente até chegar a zero em 2060.

A Sociedade Chinesa de Engenheiros Automotivos previu o pico de emissões das empresas que operam no setor de quatro rodas em 2028, ligeiramente à frente da média, e a partir desse momento os níveis cairão 20% até 2035.

Enquanto isso, muitos fabricantes já estão trabalhando para reduzir o impacto climático de seus negócios de fabricação de automóveis. A GAC, por exemplo, está trabalhando nessa direção junto com a cidade de Guangzhou, enquanto a Volkswagen, na China, pede aos seus fornecedores que trabalhem com fontes de energia renováveis ​​e compensem as emissões com o plantio de novas árvores e a implementação de outras políticas verdes.

Galeria: Polestar 2 - produção em Luqiao, China