A crise energética que está tomando grandes proporções na China poderá afetar a cadeia produtiva da mobilidade elétrica em termos globais. Segundo a agência internacional AFP, o país asiático será forçado a reduzir o consumo de energia e garantir suprimentos para o inverno que se aproxima.

A AFP explica que a crise foi causada por um conjunto de fatores, que incluem o aumento da demanda externa à medida em que as grandes economias globais aceleram seus processos de reabertura, controles estatais dos preços de energia elétrica, preços recordes do carvão e metas de emissões difíceis de serem atingidas.

Galeria: Tesla Gigafactory 3

Vale destacar que 60% da economia chinesa depende do carvão e à medida em que a demanda por energia das fábricas na China dispara, as concessionárias não conseguem comprar combustível suficiente depois que os preços aumentaram substancialmente.

Diante disso, as previsões de crescimento feitas pelos bancos Nomura e Goldman Sachs para a 2ª maior economia do mundo neste ano já estão sendo revistas para baixo por conta das restrições que estão sendo impostas - cortes generalizados de energia em muitas regiões do país que fecharam de forma parcial ou total muitas fábricas, atingindo a produção e as cadeias globais de suprimentos.

Tesla Model 3 China

Nesse cenário, a crise de energia já começa a atingir setores de tecnologia e mobilidade elétrica, onde empresas como a Apple e a Tesla estão entre as que receberam determinações para fazer suspensões temporárias na produção. 

A Bloomberg News, citando pessoas familiarizadas com o assunto, relatou que o vice-premiê Han Zheng havia dito às concessionárias de energia para garantir que houvesse combustível suficiente para manter o país funcionando, além de avisar que Pequim não toleraria apagões.

"Se os fundidores chineses de aço e alumínio forem desligados por longos períodos, você pode ter certeza de que reverberará através das cadeias globais de suprimentos", acrescentou Jeffrey Halley, analista de mercado em fala à Bloomberg. 

A interrupção da produção nas fábricas de componentes de veículos elétricos teria consequências diretas para o setor de mobilidade elétrica em todo o mundo.

Fonte: TechWireAsia