Mais alto que todos os edifícios e estruturas que o cercam, pelo menos olhando para as fotos divulgadas pela empresa que o construiu, o Haliade-X deixa seu registro histórico no campo das fontes renováveis. Colocada em operação nesta semana, esta gigantesca turbina eólica offshore passa a ser a mais potente do mundo.

Projetada pela GE Renewable Energy, a turbina está localizada na cidade portuária de Roterdã, nos Países Baixos, e registra números nunca alcançados: com capacidade de 14 MW, o Haliade-X pode gerar até 74 GWh de energia por ano, economizando ao meio ambiente 52 mil toneladas de CO2, equivalente às emissões geradas por 11.000 veículos.

Grandes turbinas para grandes parques

Haliade-X tem 248 metros de altura, quase um prédio de 50 andares, e tem um rotor de 220 metros. Cada lâmina atinge 107 metros. Que benefícios vêm de uma criação gigantesca como essa? É muito simples: a capacidade de produzir mais energia a partir de uma única turbina significa instalar menos, simplificar as operações e posterior manutenção.

external_image

Após o lançamento do primeiro protótipo nos Países Baixos, a GE Renewable Energy fornecerá 87 dessas turbinas para o parque eólico offshore do Dogger Bank C, que está localizado a mais de 130 quilômetros da costa nordeste da Inglaterra. Uma vez concluído, ele se tornará o maior parque eólico do mundo, juntamente com o Dogger Bank A e o Dogger Bank B.

Enquanto isso, Vincent Schellings, CEO da GE Renewable Energy Offshore Wind, comentou sobre o primeiro passo dado nos Países Baixos: "Temos o prazer de anunciar que o protótipo Haliade-X é a primeira turbina do setor a operar com sucesso a 14 MW." O resultado de dois anos de trabalho, durante os quais os protótipos foram aperfeiçoados em 12 e 13 MW.

Mas o recorde pode ser de curta duração, porque a gigante dinamarquesa Vestas anunciou em fevereiro que havia colocado uma turbina eólica ainda mais poderosa em operação. Chama-se V236-15,0 MW e, como o nome sugere, atinge 15 MW de potência, num total de cerca de 80 GWh por ano de energia renovável, o suficiente para abastecer 20.000 residências. Ela será instalada em 2022 e lançado comercialmente em 2024. Enquanto isso, a empresa está focada na reciclagem de 100% das turbinas eólicas.