Considerado um dos veículos mais lembrados do portfólio da Lancia (marca italiana pertencente ao grupo Stellantis), o hatchback Lancia Delta deverá voltar ao mercado em grande estilo nos próximos anos. Descontinuado em 2014, quando era baseado na plataforma do Fiat Bravo, o modelo renascerá em 2026 já inserido na nova era da propulsão elétrica. A informação partiu do próprio CEO da Lancia, Luca Napolitano.

“Todo mundo quer o Delta e ele não pode faltar nos nossos planos. Ele voltará e será um verdadeiro Delta: um carro empolgante, um símbolo de modernidade e tecnologia. E, claro, será elétrico”, disse o executivo ao Corriere della Sera. Detalhes ainda são limitados, mas é certo que o design continuará sendo um dos principais atrativos do modelo.

Galeria: Lancia Delta Integrale

Especulações indicam que a nova linhagem seguirá a receita tradicional de um hatchback, mas há também quem aposte que o estilo ficará mais próximo de modelos crossover (estratégia adotada pela nova geração do DS 4, por exemplo). No trem de força, o conjunto elétrico renderá autonomia de aproximadamente 700 km.

De todo modo, o próximo Lancia Delta será de suma importância para o futuro da Lancia. A marca vem enfrentando dificuldades e está bem distante dos tempos áureos que viveu décadas atrás. Hoje, oferta apenas um modelo - o compacto Ypsilon - e tem atuação restrita basicamente à Itália. Agora sob o comando da Stellantis, terá a chance de crescer o portfólio e ampliar participação em mais mercados da Europa.

Lancia Delta
Geração do Delta produzida até 2014

Além do Delta, o compacto Ypsilon também será completamente renovado. Passará a ser construído sobre a plataforma modular eCMP (a mesma do Opel Corsa e do Peugeot 208) e terá duas opções de propulsão: elétrica e a combustão. Chegará ao mercado em 2024 - dois anos antes do novo Delta - e será o primeiro veículo da marca no segmento de VEs.