O CEO da Renault, Luca De Meo, gosta do hidrogênio. Ele fez a afirmação em meados do ano na apresentação da joint venture Hyvia, nascida da parceria da Renault e da Plug Power, empresa envolvida com sistemas e serviços relacionados às células de combustível. Hoje a Hyvia apresenta oficialmente o primeiro veículo comercial a hidrogênio: o Renault Master Van H2.

A van com células de combustível, atualmente em forma de protótipo, abre caminho para uma série de vans que tirarão proveito dessa tecnologia. Mas, além dos próprios veículos, a Hyvia também mostrou sua nova estação de abastecimento de hidrogênio.

Renault Master & Kangoo Z.E. Hydrogen

Abastecimento rápido

Também ainda em fase de protótipo, a estação Hyvia permitirá que os utilitários da Renault 'encham o tanque' de hidrogênio em apenas 5 minutos. Tudo isso, com operações muito simples, que tornam esse tipo de reabastecimento praticamente idêntico ao de veículos automotores com motores a combustão.

A estação de abastecimento da Renault foi projetada para atender a todas as regulamentações vigentes sobre o tema e usa hidrogênio armazenado em tanques especiais de alta pressão que serão preenchidos graças ao transporte no local por veículos pesados ou graças à produção no local por eletrólise.

2021-hyvia-green-hydrogen-production-and-storage

As estações de hidrogênio serão construídas na fábrica da Flins na França e estarão disponíveis tanto para venda quanto para aluguel. Toda a linha de produtos Hyvia, incluindo o novo protótipo Master Van, será apresentada ao público durante o evento Hyvolution, realizado em Paris nos dias 27 e 28 de outubro.

Com a apresentação dos primeiros produtos nascidos da nova joint venture, a Renault confirma sua disposição de enfrentar desafios futuros com uma série de soluções classificadas como zero emissões. E enquanto está intensificando os esforços em direção a uma frota de carros elétricos e vans gritando "Renaulution", não negligencia outras formas de mobilidade sustentável, como o hidrogênio, que é visto (ao contrário de outros) como um caminho viável.

Resta saber, no entanto, se a tecnologia de células de combustível permanecerá relegada apenas ao comercial (semelhante ao que a Stellantis está fazendo) ou será explorada no futuro também para dar vida a veículos "civis", seguindo o caminho de marcas como Hyundai ou Toyota. 

É provável que a marca do losango siga o primeiro caminho, aproveitando o fato de que vans de células de combustível, equipadas com uma bateria menor e células de combustível no papel de "extensor de alcance", podem economizar peso do trem de força sacrificando menos capacidade do que os veículos elétricos tradicionais.

Galeria: Renault Master & Kangoo Z.E. Hydrogen