A Volkswagen teve um convidado muito especial durante a conferência realizada em Alpbach, Áustria, que reuniu 200 de seus executivos de todo o mundo para falar sobre os próximos desafios na indústria automotiva. E quem marcou presença foi ninguém menos que Elon Musk, o CEO da Tesla, que interveio no link de vídeo.

O número um da Tesla foi virtualmente convidado para o palco como um "convidado surpresa" pelo amigo-rival Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, para tentar motivar um pouco mais os executivos de Wolfsburg. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, o sul-africano elogiou a marca alemã por ser um "ícone" da indústria e o "melhor concorrente" de Palo Alto.

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A Tesla é "impressionante"

Questionado sobre o sucesso de sua empresa, Musk explicou o estilo que tem adotado para dirigir a empresa e a capacidade de ficar de olhos bem abertos nas cadeias de suprimentos, logística e produção.

Qualidades então confirmadas no Linkedin e no Twitter pelo próprio Diess: "Um exemplo sobre a velocidade da Tesla é como ela está gerenciando a escassez de chips: desenvolvendo seu próprio software. Então, em apenas 2-3 semanas, ela tem algo novo que permite que você use diferentes semicondutores. É impressionante."

 

O CEO da marca de Wolfsburg agradeceu ao seu homólogo de Palo Alto pelos elogios que recebeu: "Feliz em saber que até nosso concorrente mais forte acha que teremos sucesso na transição se pudermos liderar a transformação com toda a força".

Elon Musk e Herbert Diess

A promessa de Diess

A chamada de vídeo também foi uma oportunidade para fazer uma promessa a Elon Musk: "Em breve iremos a Gruenheide para visitá-lo", assegurou Diess, (procurado no passado precisamente para liderar a marca californiana) referindo-se à primeira fábrica de Tesla na Europa, próxima à Berlim, que agora está quase pronta para se tornar totalmente operacional.

Mas a Volkswagen já se movimentou para responder aos movimentos dos rivais e expandir a produção em uma perspectiva elétrica, com a construção de seis novas gigafábricas para baterias, que surgirão no Velho Continente e terão capacidade de 240 GWh até 2030. E quem sabe se agora Elon Musk irá inspirar outras ideias para a VW.