A Toyota apresentou a versão de produção do Toyota bZ4X. Revelado como conceito funcional no início do ano, o SUV elétrico definitivo praticamente não mudou em relação ao protótipo e também teve as primeiras especificações e dados sobre desempenho e autonomia revelados.  

Bastante aguardado, o bZ4X marca uma nova fase para a Toyota, afinal trata-se do primeiro SUV elétrico dedicado da marca e o primeiro modelo da nova marca bZ (Beyond Zero). Ele será o responsável por inaugurar uma linha de sete veículos elétricos 'puros' que chegam ao mercado até 2025.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X - movimento
Toyota bZ4X

Com porte similar ao conhecido Toyota RAV4, o bZ4X é construído na plataforma e-TNGA da montadora japonesa, desenvolvida em parceria com a Subaru, que por sua vez terá um SUV elétrico construído na mesma arquitetura, o SolTerra.  

Segundo a descrição da Toyota, a bateria é integrada ao chassi, sob o assolho, oferecendo várias vantagens como baixo centro de gravidade, equilíbrio de peso entre os eixos e alta rigidez da carroceria. Atributos que contribuem para uma "excelente" segurança, conforto e dirigibilidade, nas palavras da marca.

Falando do sistema elétrico, o Toyota bZ4X terá uma bateria de alta densidade com 71,4 kWh de capacidade e refrigeração a líquido, uma primazia dentro da marca. Já o motor elétrico montado no eixo dianteiro produz 150 kW (204 cv) de potência e 27,2 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h (limitada).

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X - bancos
Toyota bZ4X

Também haverá uma versão de tração integral equipada com dois motores elétricos de 80 kW (um em cada eixo) para um total de 160 kW (214 cv) de potência e 34,2 kgfm de torque combinado - que vai a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge a mesma velocidade máxima do modelo FWD. 

A autonomia do SUV elétrico com tração dianteira é estimada em 450 km pelo padrão europeu WLTP ou 500 km pelo ciclo WLTC, adotado no Japão. Um destaque sobre a bateria é o dado revelado recentemente pela Toyota: perda de apenas 10% da capacidade após 10 anos.

  Potência / Torque 0-100 km/h - Vmax Bateria / Autonomia
bZ4X FWD 150 kW / 265 Nm 8,4 s / 160 km/h 71 kWh / aproximadamente 450 km
bZ4X AWD 2*80=160 kW / 336 Nm 7,7 s / 160 km/h 71 kWh / aproximadamente 450 km

Entre os recursos tecnológicos do SUV elétrico da Toyota estão o teto com painel solar para aprimorar a autonomia da bateria, pacote de segurança Toyota Safety Sense de 3ª geração, sistema multimídia com atualizações remotas e por último a inovação chamada One Motion Grip, que substitui o volante convencional ao eliminar a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, ajustando o ângulo das rodas de forma mais precisa de acordo com a intenção do motorista. 

Toyota bZ4X

O SUV elétrico Toyota bZ4X chegará aos principais mercados mundiais em meados de 2022, incluindo EUA, Europa, Japão e China. A estreia norte-americana será em meados de novembro e no Velho Continente no início de dezembro, quando certamente serão revelados mais detalhes e informações, inclusive para os demais mercados.