A Volkswagen, a Raízen e a Shell anunciaram uma parceria para acelerar a redução de emissões do segmento automotivo por meio de incentivos ao etanol, carros elétricos, híbridos e flex, além da instalação de estações de recarga e fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da VW no Brasil.

Com ênfase no desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e P&D na área de biocombustíveis no Brasil, a iniciativa visa melhorar ainda mais a eficiência do biocombustível. O plano também contempla trabalhar na expansão do uso de etanol em mercados internacionais.

"Para a Volkswagen é uma honra estabelecer essa parceria com duas das maiores empresas de energia do Brasil. É um privilégio ter o etanol no Brasil, ele melhora o meio ambiente devido a sua baixa emissão de CO2, gera muitos empregos e contribui para o crescimento da economia do País. Além disso, essa parceria nos ajudará muito no desenvolvimento de tecnologias complementares a partir do etanol e outros biocombustíveis em nosso Centro de P&D no Brasil", afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

volkswagen shell raizen

Incentivo ao etanol

As empresas envolvidas nesta iniciativa incentivam o uso do etanol como um biocombustível com baixa emissão de gases de efeito estufa, considerando a metodologia do poço a roda - na qual é considerado o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo somado à emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.

O acordo considera a intenção de fornecimento de gás natural renovável dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a partir da utilização de resíduos da produção de açúcar e etanol trazendo uma redução em emissões se comparado com a alternativa fóssil - o gás natural renovável reduz em mais de 80% as emissões de CO2.

"Com todas essas ações em parceria com a Raízen e a Shell, estamos trabalhando não só em soluções para os nossos produtos mas também reforçando a sustentabilidade nas nossas fábricas e na rede de concessionárias. Tudo isso muito integrado ao nosso programa global WayToZero, que tem como objetivo tornar a nossa empresa neutra em carbono até 2050", complementa Pablo Di Si.

2021 Volkswagen ID.4 1ª Edição Exterior

Eletropostos e carros elétricos

Em outra frente, a Shell pretende implementar no país uma rede de eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, para atender aos veículos elétricos ID.3 e ID.4 da Volkswagen, previstos para chegar ao mercado brasileiro num futuro próximo. 

O plano é iniciar a implantação da rede de estações de carregamento pelo Estado de São Paulo, incluindo postos na capital e nas principais rodovias de acesso, com a intenção de se conectar a algumas das principais cidades do Brasil no futuro.

Além disso, a Raízen anuncia que dará suporte para o programa de testes dos carros elétricos ID. 3 e ID.4 no Brasil, nas fábricas da Volkswagen e no ID Test Drive, primeiro evento com os carros elétricos da Volkswagen que acontece ainda este ano. 

Fonte: Volkswagen