Minimizar as perdas e aumentar a velocidade de carregamento rápido sem fio para veículos elétricos foram alguns dos objetivos da Volkswagen ao se aliar ao Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e à Universidade do Tennessee, Knoxville. Isso foi feito através do Volkswagen Group of America's Innovation Hub Knoxville e progressos impressionantes já foram feitos, de acordo com um relatório recente.

Através desta parceria de pesquisa e desenvolvimento, eles já foram capazes de aumentar a velocidade máxima de carregamento sem fio de 6,6 kW para 120 kW. Eles planejam aumentar ainda mais esses números, com 300 kW sendo o objetivo final, o que seria suficiente para carregar um Porsche Taycan com a bateria de maior capacidade até 80% em apenas 10 minutos.

Volkswagen - carregamento sem fio
Volkswagen - carregamento sem fio
Volkswagen - carregamento sem fio

Isso é comparável à velocidade de recarga do Taycan através de uma estação de carregamento rápido, mas a empresa ainda não chegou lá. Como a maioria já sabe, as perdas são um dos principais problemas que afligem os carregadores sem fio para veículos elétricos, mas de acordo com a ORNL, eles já conseguiram obter eficiência de até 98% - apenas 2% da energia transmitida através da base sem fio é desperdiçada.

Xin Sun, diretor associado do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Energia da ORNL, diz que

Temos o prazer de trabalhar com a Volkswagen para demonstrar a poderosa e ultra-eficiente tecnologia de carregamento sem fio da ORNL. Nosso design de bobina eletromagnética multi-fase e eletrônica de energia têm o potencial de fornecer altos níveis de transferência de energia em um sistema compacto, reduzir a ansiedade sobre a gama de cruzeiros de veículos elétricos e acelerar a descarbonização do setor de transporte dos EUA.

Eles não se concentrarão apenas no carregamento, porém, mas também trabalharão no desenvolvimento de componentes compostos feitos a partir de fibras vegetais, especialmente para uso dentro de um carro. O plano também é encontrar maneiras de reutilizar esses materiais compostos que são muito difíceis de reciclar. Essa abordagem não é nada diferente do que a BMW propôs com o conceito i Vision Circular e temos certeza de que outros fabricantes seguirão esse exemplo.