Recém-lançada no Brasil, a perua elétrica Porsche Taycan Cross Turismo completou a primeira expedição de um carro totalmente elétrico no Brasil, percorrendo mais de 9.000 km atravessando 14 Estados em 26 dias.

A Expedição Brasil teve início no dia 05 de outubro, em Foz do Iguaçu, nas Cataratas do Iguaçu, para então seguir seu caminho para o Norte, mas antes passando pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, um percurso caracterizado por subidas íngremes e curvas fechadas. Coberta pela mata Atlântica, com uma fauna bem diversa e com muitas cachoeiras.

porsche taycan cross turismo expedicao brasil (2)

A viagem incluiu o Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, onde está localizada a nascente histórica do rio São Francisco. Um cenário de rara beleza, com vegetação de transição entre a "borda da Mata Atlântica" e o "início do Cerrado", com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado.

A próxima etapa foi a Chapada Diamantina, uma região de serras, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Estas correntes de águas brotam nos cumes e despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

porsche taycan cross turismo expedicao brasil (5)

Finalmente, no dia 29 de outubro, após percorrer uma jornada eletrizante, o Porsche Taycan Cross Turismo chegou a Jericoacoara, uma praia localizada no estado do Ceará, eleita uma das dez praias mais bonitas do planeta.

Ao longo do trajeto, personalidades ligadas ao mundo dos esportes e aventura juntaram-se à Expedição: a skatista Letícia Bufoni, a ultramaratonista Fernanda Maciel, a jornalista Karina Simões, o piloto da MotoE Eric Granado, o escalador Felipe Gramado e os kitesurfers Reno Romeu e Mikaili Sol.

taycan cross turismo frente

Foram utilizados mais de 30 pontos de carregamento em diferentes contextos: Estações rápidas de carregamento em rodovias, estações disponíveis em concessionários Porsche e carregadores encontrados em diversos pontos de interesse, como hotéis e estabelecimentos comerciais.

Desta maneira, a Expedição Brasil atinge o seu objetivo, demonstrando que hoje já é possível se deslocar pelas estradas brasileiras a bordo de um veículo elétrico.

Para o diretor de marketing da Porsche Brasil, Dr. Thomas Klein Reesink, "a Expedição Brasil foi uma prova incontestável do quanto a Porsche acredita na eletrificação automotiva. As opções de abastecimento do modelo em diferentes cenários de utilização mostraram quão prático e conveniente é sua utilização. O Taycan Cross Turismo é um Porsche perfeito para o Brasil. Um carro versátil para pessoas com estilo de vida ativo”, destacou.

A perua elétrica foi lançada no Brasil por R$ 685.000 na versão Taycan 4 Cross Turismo, equipada com um conjunto elétrico de 380 cv (476 cv em modo overboost) e 51 kgfm de torque que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos com função Launch Control, velocidade máxima de 220 km/h e autonomia (WLTP) de até 456 quilômetros.

Fonte: Porsche