A Ford está acelerando a transição energética e isso automaticamente inclui os planos para a eliminação total dos veículos com motores a combustão em algum momento. Na Europa, esse processo passa por um portfólio apenas de carros híbridos plug-in e elétricos em 2026, evoluindo para uma marca totalmente elétrica em 2030.

Esse ritmo, bem como os prazos para a transição energética, serão diferentes de acordo com os mercados onde a montadora norte-americana atua. No caso de mercados como China, EUA e América Latina, ainda não há um prazo exato para vender exclusivamente carros elétricos, mas globalmente a marca fala em eliminar todos os veículos com motores a combustão até 2040, nos termos do que foi declarado na COP26 por mais de 50 entidades, incluindo empresas, países, cidades, estados outras montadoras como GM e Mercedes e Land Rover. 

"A Ford assinou a ambiciosa iniciativa RouteZero, que visa reduzir o carbono associado ao transporte rodoviário", disse Stuart Rowley, presidente da Ford da Europa.

"Juntamos mais de 50 empresas, cidades e regiões que se comprometeram a trabalhar juntas em direção a carros e vans de emissão zero de 100% em todo o mundo até 2040, e nos principais mercados até 2035. A eletrificação representa a mudança mais transformadora da nossa indústria em mais de 100 anos e na Ford da Europa, estamos liderando o caminho em nossa ambição de criar um futuro totalmente elétrico rentável. Estamos fazendo isso com veículos de passageiros e comerciais, fornecendo a escolha do cliente enquanto entregamos desempenho de CO2."

Ford Rouge Electric Vehicle Center

Como dissemos, a transição energética está intimamente ligada à adoção de formas mais limpas de mobilidade, o que, naturalmente, inclui os carros elétricos. E nesse sentido, a Ford já mostrou que não se trata apenas de discurso: a marca do oval azul anunciou recentemente o investimento colossal de US$ 11,4 bilhões nos EUA para a construção de 3 gigafábricas de baterias, bem como expansão das linhas de produção elétricas. 

Com diferentes estratégias, a Ford colocará em breve novos veículos elétricos no mercado para trilhar o caminho da descarbonização. Após a chegada do Mustang Mach-E, a marca se prepara para lançar a picape elétrica F-150 Lightning, uma de suas grandes apostas. Além disso, a van elétrica e-Transit já esgotou durante a pré-venda e terá as primeiras entregas no começo de 2022.

A linha zero emissões contará em breve com um SUV elétrico compacto, posicionado abaixo do Mach-E e produzido sobre a plataforma MEB, graças à parceria com o Grupo Volkswagen. Por fim, há o anúncio recente de uma versão elétrica do Ford Explorer elétrico, baseado em um dos principais modelos da marca.

A ofensiva de veículos elétricos irá se acentuar, com futuros anúncios e investimentos cada vez maiores, rumo ao objetivo final de emissões neutras até 2050, ou antes disso, como muitas marcas automotivas já têm sinalizado. A conferir.

Fonte: Ford Authority