Considerando as últimas notícias, não é surpresa que a Volkswagen esteja planejando uma nova fábrica na Alemanha para competir com a Tesla. A VW vai construir uma fábrica de vanguarda perto da sua sede global em Wolfsburg, na Alemanha, e tudo indica que a unidade irá produzir exclusivamente carros elétricos. 

A próxima Gigafactory da Tesla perto de Berlim, Alemanha, está prevista para iniciar a produção num futuro próximo. Entretanto, a montadora norte-americana ainda monta veículos na sua segunda fábrica de automóveis em Xangai, China, e os exporta para a Europa.

VW inicia a produção do ID.3 em Dresden
Produção do VW ID.3 na fábrica de Dresden

A nova fábrica da VW tem planos para produzir o carro elétrico emblemático da empresa, por enquanto conhecido como Trinity. O projeto visa construir um carro que ofereça o melhor em tecnologia e características de direção autônoma. Se for bem sucedido, poderá ser o mais convincente rival da Tesla no futuro.

De acordo com uma matéria recente da Automotive News, com contribuições da Bloomberg e da Reuters, a nova fábrica da VW produzirá cerca de 250.000 veículos elétricos por ano. Além disso, Ralf Brandstaetter, CEO da marca VW, disse que construir a nova fábrica será realmente mais fácil do que ter que reequipar as fábricas existentes para montar carros elétricos. O CEO disse o seguinte:

"É por isso que estamos planejando uma construção desde o zero: eficiente e sem limitações pelas estruturas existentes. Dessa forma estamos ganhando tempo e espaço para modernizar gradualmente a fábrica principal de uma forma abrangente e elevar a produção também para um novo nível".

Seguindo os comentários recentes do CEO do Grupo VW, Herbert Diess, a montadora estabeleceu o objetivo de construir um Trinity a cada 10 horas, o que é mais ou menos o mesmo tempo que levará para a Tesla construir um sedã Model 3 em sua próxima Giga Berlim.

Embora os acionistas já tenham aprovado o Trinity, eles ainda terão que decidir sobre o plano de gastos de cinco anos da VW. Isto pode significar que uma decisão final será tomada em relação à potencial fábrica da VW já no próximo mês. Contudo, alguns ainda acreditam que muitos empregados e executivos da montadora não estão de acordo com as perspectivas futuras da Diess. Só o tempo o dirá.