A Rivian lançou com sucesso seu IPO e agora tem quase US$ 12 bilhões (além dos US$ 10,5 bilhões levantados anteriormente) para expandir fortemente seu negócio de veículos elétricos. 

De acordo com o CEO da Rivian, R.J. Scaringe (via US News),a empresa tem como objetivo crescer rapidamente e atingir um volume de pelo menos 1 milhão de veículos elétricos por ano até 2030. É o mesmo nível de produção da Tesla hoje.

Rivian R1T ©2020 Andi Hedrick

"Seria melhor crescermos um pouco rápido; certamente antes do final da década é o que planejamos", disse Scaringe em uma entrevista antes da oferta pública da Rivian na Nasdaq na quarta-feira."

Hoje, a empresa produz seus veículos elétricos em sua única fábrica em Normal, Illinois, adquirida há vários anos da Mitsubishi e modernizada. Esta unidade é tecnicamente equipada para produzir 150.000 veículos anualmente, mas após uma próxima atualização deve estar preparada para 200.000 por ano.

Picape Rivian R1T

Todos os três modelos de veículos elétricos anunciados até agora: o Rivian R1T e o Rivian R1S, bem como as vans Rivian EDV serão produzidas em Normal. A picape R1T vem aumentando de produção desde setembro, enquanto os outros dois terão início em dezembro.

O plano de longo prazo para a Rivian é ter um total de quatro fábricas em todo o mundo, incluindo uma fábrica adicional nos EUA e provavelmente uma na Europa e outra na China. Espera-se que a segunda fábrica nos EUA também produza células de bateria desenvolvidas internamente (potencialmente desenvolvidas internamente).

Todas essas metas parecem ambiciosas, mas não vamos esquecer que esta empresa é a primeira a lançar uma picape totalmente elétrica moderna com mais de 480 km de alcance EPA, o que não era imaginável há uma década, quando a primeira geração do Nissan LEAF com uma bateria de 24 kWh fez nome com 160 km de alcance (foi avaliado em 117 km EPA).