A cidade de São Paulo (SP) se comprometeu a zerar as emissões da frota de veículos até 2040. A prefeitura da maior cidade do Brasil aderiu à Declaração da COP26 sobre aceleração da transição de carros e comerciais leves com zero emissões.
O acordo celebrado durante a conferência climática está inserido nos objetivos do Acordo de Paris, e determina em linhas gerais que os governos e prefeituras devem trabalhar para converter toda a sua frota de veículos, incluindo os ônibus, para modelos com zero emissões até o ano de 2035. Cidades como Seul, Nova York e Buenos Aires também assinaram o termo.
A organização do evento assistiu um vídeo em que entre os participantes a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, destaca que a administração municipal trabalha alinhada às metas de descarbonização propostas pela declaração.
"Como cidades, estados e governos regionais, trabalharemos para converter nossas frotas de carros e vans próprios ou alugados em veículos com emissão zero até 2035, o mais tardar, bem como implementar políticas que permitam, acelerem ou de outra forma incentivem a transição para veículos de emissão zero o mais rapidamente possível, na medida do possível, tendo em conta nossos poderes jurisdicionais", destaca o documento.
Segundo comunicado da prefeitura, a cidade de São Paulo possui política de mudanças climáticas instituída pela Lei Municipal 14.933/09, com o seguinte objetivo, destacado no Art. 4º.
"A Política Municipal de Mudança do Clima tem por objetivo assegurar a contribuição do Município de São Paulo no cumprimento dos propósitos da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, em prazo suficiente a permitir aos ecossistemas uma adaptação natural à mudança do clima e a assegurar que a produção de alimentos não seja ameaçada e a permitir que o desenvolvimento econômico prossiga de maneira sustentável."
Durante a conferência climática, a cidade de São Paulo também marcou presença no painel "Brazil Climate Action Hub", onde apresentou metas específicas para eletrificar toda a frota de ônibus da capital paulista.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo alerta sobre poluição recorde em SP e importância dos carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Carros elétricos vs Etanol: Brasil e Europa discordam sobre futuro no G20
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD King supera Toyota Corolla e faz até 44,2 km/litro segundo o Inmetro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasileiros abraçam carros elétricos contra mudanças do clima, diz Datafolha