A Citroën anunciou que o furgão elétrico e-Jumpy será lançado no Brasil. A chegada do primeiro veículo elétrico da marca francesa ao país foi confirmada em uma live realizada na manhã desta sexta-feira (12) com a apresentação do novo plano estratégico 'Citroën 4LL' para a América do Sul.
Estabelecendo o objetivo de alcançar 4% de participação de mercado no Brasil até o fim de 2024, a Citroën prometeu expandir o portfólio no país com 3 novos modelos, incluindo a nova geração do C3, que será produzida no Brasil para atender aos mercados da região.
Agora sob o guarda-chuva da Stellantis, a Citroën quer recuperar o terreno perdido no país, com o reposicionamento da marca e ao mesmo tempo iniciando a eletrificação, que poderá ter mais novidades em termos de lançamentos em breve.
Falando do Citroën ë-Jumpy, é um veículo comercial 'irmão' do Peugeot e-Expert, este também com lançamento confirmado no país até o fim do ano. Dessa forma, ambos os furgões elétricos das marcas francesas importados da Europa devem desembarcar em datas próximas por aqui.
O trem de força é o mesmo utilizado por outros veículos elétricos do Grupo Stellantis: um motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque máximo. São três modos de condução (Eco, Normal, Power) e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km/h, independente do modo utilizado.
No caso de e-Jumpy, são duas possibilidades de bateria: as carrocerias XS (4,60 m), M (4,95 m) e XL (5,30 m) podem contar com a opção de 50 kWh, enquanto a de 75 kWh está disponível apenas para as variantes M e XL - a autonomia (WLTP) é de 230 km e 330 km, respectivamente.
Tempo de carregamento:
Green'Up (16A) | Wallbox monofásico (32A) | Wallbox trifásico (16A) | Carga rápida | |
Potência de carga | 3,6 kW | 7,4 kW | 11 kW | 100 kW |
Bateria 50 kWh | 15 horas | 7:30 horas | 4:45 horas | 30 minutos |
Bateria 75 kWh | 23 horas | 11:20 horas | 7 horas | 45 minutos |
A Citroën fez apenas o anúncio da chegada do e-Jumpy ao país, sem, no entanto, detalhar versões e tamanhos que estarão disponíveis no país. Informações que serão reveladas até o lançamento nos próximos dias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Citroën ë-C3 Aircross: SUV elétrico acessível já tem data de estreia
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
BYD "engole" Peugeot e Citroën juntas nas vendas de fevereiro no Brasil