Um carro elétrico precisa ter sua bateria carregada. A solução clássica é conectar o veículo a uma estação de carregamento, mas alguns fabricantes decidiram abordar o assunto de forma diferente, como a fabricante chinesa NIO, que oferece aos seus clientes a troca da bateria em vez de recarregá-la.

O princípio é simples, você chega a uma estação de troca de baterias e em apenas alguns minutos, a bateria vazia do seu carro é substituída por uma bateria completa. Já existem muitas estações de troca na China, mas a primeira acaba de ser inaugurada na Europa, na Noruega.

 

Para aproveitar ao máximo essa comodidade, os clientes devem comprar seu veículo sem bateria e realizar pagamentos mensais pelo uso da bateria e acesso à rede de troca de baterias. Isso é o que 92% dos clientes noruegueses escolheram, o modelo de vendas Battery as a Service (BaaS). E a NIO não pretende parar por aí. Planeja abrir mais estações desse tipo na Noruega, pelo menos 20 até o final de 2022, antes de avançar para outro país europeu, a Alemanha.

Desde setembro passado, a NIO instalou mais de 500 estações de intercâmbio, elevando seu número total para mais de 600 em todo o mundo (a maioria na China). A empresa pretende abrir 4.000 estações até o final de 2025, incluindo 1.000 fora da China.

NIO battery swap

As centrais de troca devem melhorar a experiência do cliente, reduzindo o tempo gasto carregando um veículo elétrico. Esse processo tem todo o mérito de que estamos interessados nele, mas só o tempo dirá se é economicamente viável, pois requer um alto investimento. Foi demonstrado que a troca de baterias pode ter uma espera longa, como na China, por exemplo, onde acontece que vários veículos elétricos da marca têm que fazer fila antes de acessar a estação de troca.