A startup chinesa de carros elétricos Xpeng Motors aproveitou o Salão de Guangzhou para revelar o inédito SUV elétrico Xpeng G9Será o quarto modelo da linha de veículos elétricos da empresa, depois do Xpeng G3, Xpeng P7 e Xpeng P5.

Sendo um SUV médio, o G9 completa o portfólio da Xpeng. A empresa já oferece um SUV compacto (G3), um elegante sedã esportivo de longo alcance (P7), e mais recentemente lançou o P5, um sedã familiar acessível que é recheado de tecnologia.

Xpeng G9 - SUV elétrico
Xpeng G9 - SUV elétrico
Xpeng G9 - SUV elétrico

200 km de alcance em apenas 5 minutos

O G9 é o primeiro modelo da marca a ser equipado com sistemas avançados de assistência ao motorista XPILOT 4.0. A Xpeng vem avançando com seu sistema XPILOT em um ritmo extremamente rápido desde a primeira oferta da versão 2.5 em seu SUV compacto G3.

O G9 também é equipado com a primeira plataforma de produção em série de alta tensão sic (carboneto de silício) da China. Juntamente com os carregadores rápidos DC de nova geração da Xpeng (chamados de Superchargers na China), o G9 é capaz de adicionar até 200 km de alcance em apenas 5 minutos.

Xpeng G9 - SUV elétrico

Em conformidade com os padrões globais

A Xpeng construiu o G9 especificamente com uma perspectiva internacional. O veículo está em conformidade com as normas de design de segurança C-NCAP e E-NCAP 5 estrelas, bem como com as rigorosas normas de certificação de veículos WVTA da União Europeia.

Em linha com o impulso da Xpeng para uma mobilidade mais verde, segura e sustentável, o G9 atende aos requisitos para a certificação EU 3R, referência internacional para os requisitos de proteção ambiental, com uma taxa de reutilização superior a 85%, e uma taxa reciclável de mais de 95%.

O G9 será o primeiro veículo da China a implementar uma arquitetura de comunicação ethernet gigabit, suportando vários protocolos de comunicação, permitindo que os veículos transmitam e recebam dados mais rapidamente. Isso aumenta significativamente seu suporte para assistência avançada ao motorista, upgrades inteligentes de cockpit e firmware.

A arquitetura X-EEA 3.0 não só atualiza seu software em uma velocidade mais alta, mas também permite que o G9 realize auto diagnósticos, o que irá aprimorar a segurança do veículo. Beneficiando-se de sua capacidade de atualizar de forma sincronizada vários controladores de domínio, a atualização OTA de firmware do G9 pode ser concluída em algo como 30 minutos sem interromper as funções de operação e condução do veículo. 

A conclusão é que o Xpeng G9 parece bastante promissor e deve ajudar a startup chinesa acelerar ainda mais sua presença na China, e principalmente nos mercados globais. No entanto, é apenas uma apresentação prévia e os dados técnicos e do trem de força ainda não foram revelados, algo que saberemos com detalhes mais adiante.