Produzir um carro elétrico emite 70% CO2 a mais que um a gasolina
A afirmação é da Volvo, que comparou quanto emite para produzir um XC40 a gasolina versus um C40 totalmente elétrico
O debate em torno do fato de os carros elétricos serem ou não mais verdes durante a fase de produção em comparação com os modelos a combustão provavelmente continuará. Há argumentos para apoiar ambos os lados, mas se você perguntar à Volvo, a marca dirá que fazer um elétrico polui muito mais do que um veículo com um motor de combustão interna.
A Volvo comparou o XC40 que queima gasolina com o C40 totalmente elétrico (basicamente o mesmo veículo, mas no formato SUV cupê e trem de força elétrico) e descobriu que produzir este último resulta em 70% mais emissões. A diferença é bastante notável considerando que ambos os veículos são construídos na mesma fábrica, na mesma linha de montagem e compartilham um grande número de componentes.
Galeria: Volvo C40 Recharge - Produção na Bélgica
Isso significa que a bateria é a principal razão pela qual fabricar o C40 elétrico produz muito mais emissões, especialmente pelo fato de que a Volvo levou tudo isso em conta no cálculo, voltando para quando as matérias-primas foram extraídas e processadas. Agora não sabemos se a diferença é comparável nos casos de outros fabricantes, mas se os dados apresentados pela Volvo são alguma indicação, significaria que todos os novos carros elétricos são notavelmente menos verdes para fabricar do que um veículo com motor a combustão.
A porcentagem pode não ser tão alta quanto os 70% que a Volvo afirma, já que isso também tem muito a ver com fornecedores e cadeias de suprimentos, mas mesmo que seja menor, é improvável que seja muito mais a favor dos elétricos. E como consta na matéria fonte do AutoTrader, esta notícia certamente dá mais credibilidade às alegações de algumas montadoras de que dar aos seus carros elétricos baterias menores é o caminho mais verde a percorrer (o Mazda MX-30 e o Honda e são dois veículos criados sob tais filosofias).
Fonte: AutoTrader
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