A Nissan divulgou novos detalhes sobre sua estratégia de eletrificação de longo prazo chamada Nissan Ambition 2030. A montadora pretende lançar 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos carros elétricos, para alcançar um mix de eletrificação de 50% até o ano de 2030 nas marcas Nissan e Infiniti.
Para acelerar a eletrificação de sua linha de veículos e a taxa de inovação tecnológica, a fabricante japonesa anunciou investimentos de 2 trilhões de ienes (US$ 17,6 bilhões) nos próximos cinco anos.
Até 2026, a Nissan afirma que apresentará 20 novos modelos equipados com propulsão elétrica e o sistema híbrido e-Power. Para nos dar um gostinho do que está por vir, a montadora revelou quatro conceitos de carros elétricos, um dos quais é descrito como um "carro elétrico para um futuro próximo" - o Nissan Chill-Out.
O conceito de utilitário esportivo (ou crossover) é descrito como um "paraíso móvel" com um design elegante e moderno, tecnologia avançada de segurança e um espaço interno produtivo e confortável.
Ele é baseado na plataforma CMF-EV e possui o de trem de força de motor duplo e-4ORCE para tração integral - os mesmos que equipam o Nissan Ariya. Já sabemos que o Leaf será substituído por um SUV elétrico e o Nissan Chill-Out é o conceito que o visualiza perfeitamente, pois casa exatamente com a imagem do teaser divulgada pela Nissan há cerca de um mês.
Também soubemos da Nissan que o Chill-Out oferece "altos níveis de conforto e uma experiência de condução energizante".
Do ponto de vista do estilo, o Nissan Chill-Out adota uma carroceria de estilo SUV cupê com superfícies lisas e conjunto óticos dianteiro e traseiro configuráveis (um tema encontrado em todos os conceitos visualizados). O interior é futurista e dá dicas de capacidades totalmente autônomas, pois possui um volante retrátil e ambiente lounge.
Enquanto o estudo Chill-Out é rotulado como um "elétrico de um futuro próximo", a montadora também está dando uma prévia de três outros veículos elétricos que representam "a próxima etapa do futuro eletrificado da Nissan".
Todos eles são apoiados pela Nissan EV Technology Vision, um estudo tecnológico de uma plataforma semelhante ao skate que olha para além do Ariya e do crossover elétrico de última geração antecipado pelo conceito Chill-Out.
Chamados max-out, surf-out e hang-out, esses conceitos apresentam avanços na tecnologia da bateria, hardware e pack, com a integração de toda a tecnologia de bateria de estado sólido (ASSB) ficando no centro de sua construção.
A futura plataforma permitirá o uso de motores dianteiros e traseiros, um centro de gravidade muito baixo, construção ultraleve e distribuição de massa ideal. A base também contará com sistemas Avançados e-4ORCE e Advanced ProPILOT.
Este conceito conversível de dois lugares elegante visa fornecer "estabilidade e conforto superlativos", resposta dinâmica de curvas e direção, e rolamento limitado da carroceria, para criar "uma sensação de unidade com o carro".
O conceito pode achatar os bancos no assoalho para oferecer mais espaço interno quando desejado, tornando-o ideal para motoristas com e sem passageiros. Afirma-se que o conceito é ultraleve, com um centro de gravidade muito baixo, e também possui o avançado trem de força e-4ORCE com motor duplo e tração integral. Como as renderizações acima podem atestar, a Nissan prestou muita atenção à aerodinâmica.
Este estudo prevê uma futura picape elétrica que fornecerá "uma rodagem suave independentemente do terreno, permitindo que os clientes possam ir a qualquer lugar com conforto e confiança".
Ele é projetado com uma variedade de potências em mente, bem como um espaço de carga baixo e plano. Seus principais destaques são o desempenho off-road (é equipado com o sistema avançado e-4ORCE), espaço de carga ampliado e utilização de energia elétrica do veículo (assumimos que a Nissan também esteja falando de carregamento bidirecional aqui).
Do ponto de vista do estilo, a picape elétrica apresenta um balanço dianteiro muito curto, uma seção dianteira transparente bem legal que permite uma espiada na cabine, uma tampa de vidro aerodinâmico para a caçamba, e uma cabine que não é separada pela área de carga.
Como o próprio nome sugere, este estudo trata de mostrar uma nova maneira de passar o tempo em movimento. A Nissan diz que sua cabine espaçosa e tranquila oferece o conforto de sua sala de estar em um espaço móvel, ampliando o conforto das pessoas que estão em movimento e fora dos caminhos usuais.
Os destaques incluem assentos em forma de teatro para noites de cinema em movimento com a família e amigos, o assoalho baixo e completamente plano que se estende da dianteira até a parte de trás, e o design que suprime vibrações e impactos. Este último promete reduzir casos de enjoo em movimento e interferência enquanto se trabalha com o veículo se deslocando.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias