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Nissan avança com bateria 'da casa' para baratear carro elétrico

Células de estado sólido são esperadas para 2028 com uma planta piloto em Yokohama funcionando já em 2024

Nissan EV Technology Vision

Enquanto anuncia sua estratégia de longo prazo Ambition 2030 e quatro novos conceitos, incluindo a prévia do sucessor do Leaf, a Nissan revelou que também está fazendo progressos na frente da tecnologia de baterias de íons de lítio de estado sólido para veículos elétricos. 

A fabricante japonesa diz que introduzirá uma tecnologia livre de cobalto (sem revelar o padrão exato) para reduzir o custo de produção da bateria em 65% até o ano fiscal de 2028 (até o final de março de 2029).

Nissan EV Technology Vision

Além disso, a Nissan diz que até o ano fiscal de 2028 lançará um veículo elétrico com "suas baterias proprietárias de estado sólido total (ASSB)" e a fábrica piloto desse tipo de bateria em Yokohama, no Japão, deverá estar pronta já em 2024.

A palavra "proprietária" e a localização da planta piloto indicam claramente que a Nissan tem alguma tecnologia interna. Vale lembrar que a empresa está envolvida com as baterias de íons de lítio há pelo menos duas décadas, e, juntamente com a NEC, produziu suas próprias baterias através da joint venture AESC, posteriormente vendida a um parceiro chinês (atualmente Envision AESC).

Não temos certeza se as baterias de estado sólido serão a tecnologia livre de cobalto da Nissan ou se será uma solução separada para uma química mais convencional sem cobalto como a LFP.

De acordo com o comunicado de imprensa, o ASSB será crucial para a expansão da linha veículos elétricos da empresa:

"A Nissan pretende lançar um veículo elétrico com suas baterias proprietárias de estado sólido total (ASSB) até o ano fiscal de 2028 e preparar uma fábrica piloto em Yokohama já no ano fiscal de 2024. Com a introdução do avanço ASSB, a Nissan poderá expandir suas ofertas de VEs entre segmentos e oferecer desempenho mais dinâmico."

Conceito Nissan Surf-Out

Carros elétricos mais acessíveis

A Nissan diz que sua bateria de estado sólido reduzirá o tempo de carregamento para um terço do seu tempo atual, dobrará a densidade energética, bem como tornará os veículos elétricos mais eficientes e - provavelmente o mais importante - mais acessíveis.

As metas são realmente impressionantes, já que a Nissan diz que o custo da bateria deve cair para US$ 75 por kWh até o ano fiscal de 2028. Isso seria US$ 7.500 (R$ 42.000) por pack de 100 kWh ou apenas US$ 3.750 por 50 kWh (R$ 21.000).

Além disso, há potencial para diminuir ainda mais o custo para apenas US$ 65/kWh no nível do pack e alcançar a paridade de custos entre veículos elétricos e a gasolina/diesel, de acordo com a Nissan. Sem um custo inicial mais alto e com custos de energia mais baixos, os veículos elétricos seriam praticamente imbatíveis.

conceito Nissan Hang-Out
Nissan Hang-Out

130 GWh por ano até 2030

A Nissan diz que estabelecerá um sistema global de fornecimento de baterias - juntamente com seus parceiros, que obviamente incluirá a Envision AESC (e potencialmente algumas outras empresas) - para aumentar a capacidade de produção para 52 GWh até o ano fiscal de 2026, chegando a 130 GWh até o ano fiscal de 2030.

Dessa forma, 52 GWh equivaleriam a 650.000-867.000 veículos elétricos com baterias de 60-80 kWh, enquanto 130 GWh seriam equivalentes a 1,6-2,2 milhões de VEs com baterias de 60-80 kWh.

A Nissan anunciou que, no futuro, veículos e baterias eletrificadas serão produzidos nos mesmos locais, através da implementação do conceito Hub EV global. O primeiro hub EV36Zero já foi anunciado pela Nissan e pela Envision AESC em Sunderland, Reino Unido, em julho de 2021.

No futuro, hubs semelhantes serão construídos no Japão, China e nos EUA. A empresa também pretende ampliar seu braço de reutilização e reciclagem de baterias, utilizando a subsidiária 4R Energy com uma década de experiência como base. 

Os objetivos da tecnologia de baterias da Nissan em breve:

  • A Nissan pretende introduzir baterias de íons de lítio sem cobalto para reduzir o custo em 65% até o ano fiscal de 2028 (até o final de março de 2029)
  • A Nissan pretende lançar veículos elétricos com "suas baterias proprietárias de estado sólido total (ASSB)" até o ano fiscal de 2028 (até o final de março de 2029) e uma fábrica piloto em Yokohama deve estar pronta já no ano fiscal de 2024
  • custo-alvo de baterias de estado sólido (ASSB):
    US$ 75 por kWh no nível do pack até o ano fiscal de 2028, potencial para atingir US$ 65/kWh no nível do pack
  • metas globais de fornecimento de baterias: 52 GWh até o ano fiscal de 2026 (até o final de março de 2027) 130 GWh até o ano fiscal de 2030 (até o final de março de 2031)
  • EV36Zero (conceito de hub EV) totalmente integrado à fabricação para se espalhar globalmente: Europa (Reino Unido), Japão, China e nos EUA.
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