Enquanto anuncia sua estratégia de longo prazo Ambition 2030 e quatro novos conceitos, incluindo a prévia do sucessor do Leaf, a Nissan revelou que também está fazendo progressos na frente da tecnologia de baterias de íons de lítio de estado sólido para veículos elétricos.
A fabricante japonesa diz que introduzirá uma tecnologia livre de cobalto (sem revelar o padrão exato) para reduzir o custo de produção da bateria em 65% até o ano fiscal de 2028 (até o final de março de 2029).
Além disso, a Nissan diz que até o ano fiscal de 2028 lançará um veículo elétrico com "suas baterias proprietárias de estado sólido total (ASSB)" e a fábrica piloto desse tipo de bateria em Yokohama, no Japão, deverá estar pronta já em 2024.
A palavra "proprietária" e a localização da planta piloto indicam claramente que a Nissan tem alguma tecnologia interna. Vale lembrar que a empresa está envolvida com as baterias de íons de lítio há pelo menos duas décadas, e, juntamente com a NEC, produziu suas próprias baterias através da joint venture AESC, posteriormente vendida a um parceiro chinês (atualmente Envision AESC).
Não temos certeza se as baterias de estado sólido serão a tecnologia livre de cobalto da Nissan ou se será uma solução separada para uma química mais convencional sem cobalto como a LFP.
De acordo com o comunicado de imprensa, o ASSB será crucial para a expansão da linha veículos elétricos da empresa:
"A Nissan pretende lançar um veículo elétrico com suas baterias proprietárias de estado sólido total (ASSB) até o ano fiscal de 2028 e preparar uma fábrica piloto em Yokohama já no ano fiscal de 2024. Com a introdução do avanço ASSB, a Nissan poderá expandir suas ofertas de VEs entre segmentos e oferecer desempenho mais dinâmico."
A Nissan diz que sua bateria de estado sólido reduzirá o tempo de carregamento para um terço do seu tempo atual, dobrará a densidade energética, bem como tornará os veículos elétricos mais eficientes e - provavelmente o mais importante - mais acessíveis.
As metas são realmente impressionantes, já que a Nissan diz que o custo da bateria deve cair para US$ 75 por kWh até o ano fiscal de 2028. Isso seria US$ 7.500 (R$ 42.000) por pack de 100 kWh ou apenas US$ 3.750 por 50 kWh (R$ 21.000).
Além disso, há potencial para diminuir ainda mais o custo para apenas US$ 65/kWh no nível do pack e alcançar a paridade de custos entre veículos elétricos e a gasolina/diesel, de acordo com a Nissan. Sem um custo inicial mais alto e com custos de energia mais baixos, os veículos elétricos seriam praticamente imbatíveis.
A Nissan diz que estabelecerá um sistema global de fornecimento de baterias - juntamente com seus parceiros, que obviamente incluirá a Envision AESC (e potencialmente algumas outras empresas) - para aumentar a capacidade de produção para 52 GWh até o ano fiscal de 2026, chegando a 130 GWh até o ano fiscal de 2030.
Dessa forma, 52 GWh equivaleriam a 650.000-867.000 veículos elétricos com baterias de 60-80 kWh, enquanto 130 GWh seriam equivalentes a 1,6-2,2 milhões de VEs com baterias de 60-80 kWh.
A Nissan anunciou que, no futuro, veículos e baterias eletrificadas serão produzidos nos mesmos locais, através da implementação do conceito Hub EV global. O primeiro hub EV36Zero já foi anunciado pela Nissan e pela Envision AESC em Sunderland, Reino Unido, em julho de 2021.
No futuro, hubs semelhantes serão construídos no Japão, China e nos EUA. A empresa também pretende ampliar seu braço de reutilização e reciclagem de baterias, utilizando a subsidiária 4R Energy com uma década de experiência como base.
Os objetivos da tecnologia de baterias da Nissan em breve:
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