A BMW começou a mostrar o Concept XM há mais de uma semana e no início mostrou uma foto escurecida do seu painel frontal que não foi particularmente bem recebida devido ao tamanho desproporcional da grade duplo rim. Agora que o conceito foi finalmente revelado, a grade horizontal ainda parece enorme, mas o restante do veículo parece menos polêmico.
O fabricante não esconde o fato de que o conceito antecipa um BMW XM de produção e não esperamos que ele seja muito diferente desse estudo. Provavelmente veremos mudanças no para-choque e no design dos clusters do conjunto ótico (embora o contorno da grade iluminada deva permanecer), mas a forma geral do veículo e muitos detalhes estarão no modelo de produção; A BMW também adicionará as maçanetas que estão ausentes.
No entanto, ainda não temos certeza se os LEDs adicionais acima do para-brisa ou o design das ponteiras de escape na traseira serão mantidos na versão de produção.
Olhar dentro do XM faz com que ele se pareça ainda mais com um modelo de produção pronto - além do couro presente em várias partes, o volante, as telas, os bancos, os painéis das portas são o que você verá no modelo de série. Sem surpresas, o interior do XM parece muito semelhante ao que vimos no iX, embora pareça um pouco mais esportivo.
Sob o longo capô do XM, a BMW montou um V8 de 4,4 litros que, junto com um motor elétrico, produz 750 cv de potência e 102 kgfm de torque. Sendo um híbrido plug-in, o funcionamento no modo totalmente elétrico também é possível no XM, e a BMW pretende um alcance de 80 km no ciclo europeu WLTP.
O fabricante não menciona o tamanho da bateria ou velocidade de carregamento, mas como existem PHEVs que podem carregar muito rápido hoje em dia, temos certeza que o XM também o fará, possivelmente com até 50 kW. Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH, explica que:
O BMW Concept XM representa uma completa reimaginação do segmento de veículos de alto desempenho. Ele ressalta a capacidade da BMW M GmbH de romper com convenções estabelecidas e ultrapassar limites, a fim de oferecer aos fãs da marca a melhor experiência de condução. O veículo de produção em série – o primeiro modelo BMW M puro desde o lendário BMW M1 – também mostra como estamos nos aproximando da eletrificação passo a passo da nossa marca.
A BMW revelará o conceito ao público norte-americano na Art Basel Miami Beach 2021 e pretende iniciar a produção em suas instalações nos EUA em Spartanburg, Carolina do Sul, em 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
BMW ultrapassa Tesla pela 1ª vez nas vendas de carros elétricos na Europa