A Toyota apresentou nesta semana sua tecnologia experimental de motores de combustão movidos a hidrogênio no GR Yaris. A montadora japonesa segue apostando na diversificação de opções de propulsão além dos carros elétricos para atingir a meta de redução de emissões. 

Segundo o comunicado divulgado pela Toyota, o hidrogênio, tanques e processo de reabastecimento do protótipo são os mesmos encontrados no Toyota Mirai, o veículo elétrico a célula combustível da marca que já está no mercado. No entanto, enquanto o Mirai usa a reação química nas células de combustível para gerar energia, o protótipo GR Yaris tem um motor de combustão interna usando o hidrogênio como combustível. 

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio
Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Essa nova tecnologia de motores de combustão de hidrogênio ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Os testes começaram em 2017 e o sistema ainda não está pronta para comercialização, destacando que o Corolla Sport movido a hidrogênio já está oferecendo um desempenho atrativo em competições no Japão, com emissões de escape quase nulas.

"A indústria automobilística japonesa deve ter sucesso na construção de veículos de passageiros. Para isso, os fabricantes devem participar de corridas de automóveis para testar a durabilidade e o desempenho de seus veículos e mostrar seu melhor desempenho. Com a competição vem o progresso, bem como a excitação entre os entusiastas do automobilismo. O objetivo das corridas não é apenas satisfazer nossa curiosidade, mas sim permitir o desenvolvimento da indústria japonesa de veículos".

Kiichiro Toyoda, fundador da Toyota Motor Corporation (março de 1952)

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Tanto o GR Yaris movido a hidrogênio quanto o Corolla Sport funcionam com um motor 1.6 litro G16E-GTS 3-cilindros turboalimentado, o mesmo motor que alimenta o Yaris GR a gasolina, mas com um sistema modificado de fornecimento de combustível e injeção adaptado para uso com hidrogênio.

O Corolla Sport movido a hidrogênio está competindo desde maio deste ano na série Super Taikyu no Japão sob a asa da Toyota GAZOO Racing ROOKIE Racing: a equipe aceitou o desafio de testar o motor experimental movido a hidrogênio nas condições extremas do automobilismo.

"Demos o primeiro passo para testar e desenvolver nosso motor a hidrogênio com a mentalidade necessária para enfrentar o desafio. Imagino que as coisas parecerão um pouco diferentes daqui a 10 anos e espero que as pessoas olhem para trás e vejam como abordamos o desafio com positividade, aproveitando cada momento".

Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation

O hidrogênio queima a um ritmo mais rápido do que a gasolina, resultando em boa capacidade de resposta e excelente desempenho ambiental. Além de ser extremamente limpa, a combustão de hidrogênio tem o potencial adicional de proporcionar uma experiência de condução agradável, com sensações acústicas e sensoriais típicas dos motores de combustão interna.

Para alcançar a neutralidade de carbono, a Toyota ampliou seus esforços, por exemplo, visando promover o uso do hidrogênio através da popularização dos veículos FCEV e de inúmeros outros produtos movidos a células de combustíveis.