Electric Experience: Curiosidade motiva aluguel de carro elétrico
Empresas já buscam o aluguel de carros elétricos como estratégia, mas o consumidor final é motivado pela curiosidade
Durante o Electric Experience, 1º evento de experimentação de carros elétricos do Brasil, também foram realizados alguns painéis para debater o futuro da mobilidade elétrica no país. Eu tive a oportunidade de mediar o primeiro debate "Por que as empresas investem na eletrificação", que contou com a participação Paulo Miguel Jr., presidente do Conselho Nacional da ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis).
Com diversas montadoras fazendo parcerias com as locadoras para a oferta dos aluguéis de carros elétricos, alguns comportamentos já começam a aparecer. Em primeiro lugar, as empresas são as principais consumidoras dos modelos eletrificados em formato de aluguel ou contratos de longo prazo. A explicação está no fato das grandes corporações estarem alinhadas às estratégias de redução de emissões de poluentes, e assim, redução do seu impacto ambiental.
Até mesmo para o segmento de transporte e entregas já existe uma consciência e procura muito alta pelos veículos comercias elétricos. Talvez você até tenha recebido uma entrega em sua casa feita por um modelo 100% elétrico e nem tenha percebido.
Por outro lado, a procura por aluguéis de veículos elétricos pelo público em geral, as pessoas físicas, ainda é pequeno. O principal motivo que leva um consumidor comum a optar por um carro elétrico no momento da locação é a curiosidade. Paulo Miguel disse, durante o debate, que muitos consumidores pedem uma verdadeira aula antes de alugar. Muitos ficam receosos em relação à autonomia e todo o processo de carregamento. "Ainda há um desconhecimento grande por parte do público sobre a facilidade de uso, carregamento e autonomia", disse o executivo.
A Nissan é uma das montadoras que já firmaram parcerias para a locação do Leaf. Durante o anúncio da parceria firmada com a Movida, Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil, disse que a "parceria com a Movida é fundamental porque permite que mais pessoas experimentem o carro elétrico".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Dodge Charger Daytona EV é um "muscle car" melhor e mais rápido, diz chefão
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Honda precisa de "salto" tecnológico para vender carros elétricos baratos
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
GM estaria considerando um SUV elétrico off-road para encarar o Bronco 4x4
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
ESPECIAL: a incrível história do Nissan Leaf que rodou 16.000 km no Rally da Mongólia