page ad skin

Electric Experience: Curiosidade motiva aluguel de carro elétrico

Empresas já buscam o aluguel de carros elétricos como estratégia, mas o consumidor final é motivado pela curiosidade

Nissan LEAF_caixa Movida (2)

Durante o Electric Experience, 1º evento de experimentação de carros elétricos do Brasil, também foram realizados alguns painéis para debater o futuro da mobilidade elétrica no país. Eu tive a oportunidade de mediar o primeiro debate "Por que as empresas investem na eletrificação", que contou com a participação Paulo Miguel Jr., presidente do Conselho Nacional da ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis). 

Com diversas montadoras fazendo parcerias com as locadoras para a oferta dos aluguéis de carros elétricos, alguns comportamentos já começam a aparecer. Em primeiro lugar, as empresas são as principais consumidoras dos modelos eletrificados em formato de aluguel ou contratos de longo prazo. A explicação está no fato das grandes corporações estarem alinhadas às estratégias de redução de emissões de poluentes, e assim, redução do seu impacto ambiental.

Nissan Movida (1)

Até mesmo para o segmento de transporte e entregas já existe uma consciência e procura muito alta pelos veículos comercias elétricos. Talvez você até tenha recebido uma entrega em sua casa feita por um modelo 100% elétrico e nem tenha percebido.

Por outro lado, a procura por aluguéis de veículos elétricos pelo público em geral, as pessoas físicas, ainda é pequeno. O principal motivo que leva um consumidor comum a optar por um carro elétrico no momento da locação é a curiosidade. Paulo Miguel disse, durante o debate, que muitos consumidores pedem uma verdadeira aula antes de alugar. Muitos ficam receosos em relação à autonomia e todo o processo de carregamento. "Ainda há um desconhecimento grande por parte do público sobre a facilidade de uso, carregamento e autonomia", disse o executivo.

A Nissan é uma das montadoras que já firmaram parcerias para a locação do Leaf. Durante o anúncio da parceria firmada com a Movida, Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil, disse que a "parceria com a Movida é fundamental porque permite que mais pessoas experimentem o carro elétrico".