A GM anunciou nesta semana que se juntou à Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA) - iniciativa de garantia responsável de mineração, adicionando outro elemento aos programas da empresa que apoiam a sustentabilidade e os direitos humanos da cadeia de suprimentos para veículos elétricos.

A IRMA avança na prática responsável de mineração por meio de um conjunto abrangente de normas que integram os quatro princípios de Integridade empresarial, Planejamento para Legados Positivos, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental.

GMC Hummer EV na Fábrica ZERO

À medida que a demanda por baterias automotivas se expande globalmente, o acesso a materiais para a produção da bateria é de importância crescente. Dado o papel crítico dos carros elétricos na redução da pegada de carbono do setor de transporte, a GM anuncia que está comprometida com o fornecimento responsável dos materiais extraídos necessários para a produção de veículos elétricos.

"A GM reconhece o importante papel que desempenhamos dentro de nossa cadeia de suprimentos e estamos comprometidos em garantir que isso reflita nossa dedicação às prioridades sociais e ambientais", disse Shilpan Amin, vice-presidente da GM, Global Buying and Supply Chain.

"A adesão à IRMA nos ajudará a conduzir negócios com fornecedores e parceiros cujos padrões e ações estejam alinhados com nossa abordagem de integridade, fornecimento responsável e gestão da cadeia de suprimentos. À medida que mudamos para um futuro totalmente elétrico, esperamos ajudar a avançar no estabelecimento de uma indústria de mineração responsável ao lado de outros membros do IRMA."

A GM já exige que os fornecedores atendam às suas normas e aos valores da empresa em toda a cadeia de suprimentos. A certificação IRMA baseia-se nessa exigência, pois incentiva avaliações abrangentes e de terceiros sobre práticas de mineração, ao mesmo tempo em que avança uma série de questões, incluindo saúde e segurança, gerenciamento de resíduos e conformidade com as leis locais e internacionais. O trabalho da GM com a iniciativa também promoverá a colaboração com outras empresas para compartilhar as melhores práticas e impulsionar a transformação da indústria de mineração em direção a operações mais responsáveis.

A adesão à iniciativa é o mais recente desenvolvimento do compromisso da GM em promover a sustentabilidade de um futuro totalmente elétrico. Nos últimos meses, a GM anunciou:

  • redução no uso de cobalto, um dos materiais minerados essenciais para a fabricação de baterias. O sistema de baterias Ultium da GM requer 70% menos cobalto;
  • Uma colaboração comercial com a Controlled Thermal Resources (CTR), permitindo que a GM extraia lítio local e de baixo custo usando um processo de extração direta e de malha fechada, sem rejeito de produção e menor emissão de dióxido de carbono;
  • Uma colaboração entre a Ultium Cells LLC e a Li-Cycle para reciclar até 100% do material da fabricação de células de bateria; 
  • Um acordo estratégico de fornecedores com a Wolfspeed, Inc. (NYSE: WOLF) relacionado com soluções de dispositivos de energia de carboneto de silício que permitirão à GM desenvolver sistemas de propulsão elétrica mais eficientes e baratos; 
  • Um MOU com a GE Renewable Energy (NYSE: GE) para avaliar oportunidades para melhorar o fornecimento de materiais e ímãs de terras raras pesadas e leves, cobre e aço elétrico usados para a fabricação de veículos elétricos e equipamentos de energia renovável.