A Toyota está envolvida no desenvolvimento de uma nova plataforma chamada E3. Esta nova arquitetura servirá de base para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in dentro de uma estratégia que aposta em diferentes tipos de propulsão até alcançar o objetivo de zero emissões em 2035 na Europa.
Diferente da estratégia de algumas montadoras, que têm desenvolvido plataformas exclusivas para carros elétricos, a fabricante japonesa fala em uma jornada rumo à descarbonização "eclética e não elétrica". Isso reforça a estratégia adotada pela Toyota de apostar nos carros elétricos, mas também na propulsão a hidrogênio e continuar com carros híbridos e híbridos plug-in.
Matt Harrison, CEO da Toyota Motor Europe, disse em um comunicado divulgado pelo Automotive News Europe:
"Estamos convencidos de que a jornada para a neutralidade de carbono não será apenas elétrica, será eclética, ou seja, englobará múltiplas tecnologias e combustíveis que levam ao mesmo destino"
Parece que a ideia da Toyota é trabalhar com uma base comum que permita gradualmente ir aumentando a participação de carros elétricos nas vendas da empresa. No entanto, não estamos falando de uma plataforma que foi desenvolvida do zero e como ela pretende atender apenas ao mercado europeu, a marca japonesa quer manter os custos sob controle para não encarecer demais seus próximos carros.
Conforme especificado pela marca, a plataforma E3 é uma mescla de componentes das arquiteturas e-TNGA que a Toyota projetou em conjunto com a Subaru, e também da base GA-C, que suporta modelos híbridos e de combustão interna, como o Corolla e o C-HR, assim como o recém-lançado Toyota Corolla Cross.
Com este anúncio, a Toyota está se preparando para ter duas plataformas nas quais podem nascer carros elétricos de nova geração, uma "dedicada" e uma que também pode acomodar trens de força híbridos.
Na prática, os veículos baseados na plataforma E3 serão produzidos na fábrica da Inglaterra (onde o Corolla é montado atualmente) e na unidade da Turquia (de onde saem tanto o Corolla quanto o C-HR), que juntas, têm uma capacidade de produção de 450.000 carros por ano.
Dessa forma, espera-se que a nova plataforma E3 esteja na próxima geração de modelos como CH-R, RAV4 e Corolla. Segundo informado, ela chegará ao mercado na segunda metade desta década.
Ao mesmo tempo, a Toyota continuará avançando com o desenvolvimento do hidrogênio, tanto em motores de combustão como nas já conhecidas células de combustível, que é o caso do Toyota Mirai. Como dissemos no início, a meta é chegar a 2035 com uma gama 100% de veículos zero emissões na Europa.
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