A Peugeot anunciou que em 2030 todos os modelos novos vendidos na Europa serão carros elétricos. Com este anúncio feito durante uma entrevista ao Automotive News Europe, a CEO Linda Jackson declarou sua estratégia para o futuro. No entanto, a marca continuará a oferecer modelos de motores a combustão em mercados onde a eletrificação está em um ritmo mais lento.

Assim, a Peugeot se junta à lista de marcas Stellantis que anunciaram a transição completa para os veículos elétricos. As outras marcas do grupo como DS, Opel e Alfa Romeo em breve oferecerão apenas modelos movidos a bateria.

Peugeot e-208, la prova su strada in anteprima

A Peugeot está entre as marcas mais preparadas para o "grande salto", já que já 70% da sua linha é composta por carros eletrificados. No caso da Europa, apenas o 108 e o SUV 5008 não possuem motores eletrificados e em breve sairão de linha por lá.

Até 2024, todos os modelos Peugeot terão pelo menos uma versão com propulsão híbrida e um ponto importante no caminho para zero emissões será representado pelo novo 3008. A próxima geração do SUV (um dos modelos mais vendidos da marca desde o seu lançamento em 2016), na verdade, terá uma variante 100% elétrica e não foram fornecidos detalhes para outros trens de força de combustão interna.

Peugeot e-2008

A transformação da Peugeot será apoiada pelas plataformas Stellantis dedicadas aos modelos elétricos. As pequenas, médias, grandes e derivações da arquitetura STLA serão a base dos futuros carros Stellantis e serão desenvolvidos para abrigar principalmente pacotes de baterias e motores elétricos.

Atualmente, os dois únicos modelos elétricos da Peugeot são o e-208 e o e-2008. Segundo Jackson, o primeiro é responsável por 20% das vendas totais da linha 208, enquanto o segundo tem um "peso" menor, pois muitas vezes é escolhido como o primeiro carro e os clientes estão procurando uma versão com um motor tradicional capaz de percorrer distâncias mais longas.

No Brasil

A Peugeot acabou de lançar a van elétrica Peugeot e-Expert em nosso mercado e anunciou mais dois lançamentos de carros elétricos para 2022 - apostamos no Peugeot e-2008, versão elétrica do 2008 e também no utilitário e-Partner. De um modo geral, a Stellantis está trabalhando para ampliar as vendas da marca francesa por aqui e isso inclui o avanço da eletrificação.  

Galeria: Avaliação: Peugeot e-208