A troca dos veículos com motores a combustão para carros totalmente elétricos parece ser inevitável para todas as fabricantes, mesmo aquelas que são especializadas em supercarros ou modelos de luxo. As marcas de esportivos parecem menos dispostas a apostar completamente nos carros elétricos, como algumas das principais empresas já anunciaram, mas também terão de mudar e adaptar-se aos novos tempos.
A Lamborghini é uma marca de supercarros extremamente forte, caracterizada por um estilo arrojado, completa com um estilo próprio de mecanismo de abertura de portas e motores potentes e barulhentos. E parece que a fabricante não está disposta a desistir destes propulsores, como mostra a fala do CEO da empresa, Stephan Winkelmann, que conversou recentemente com o Yahoo Finance.
Winkelmann discutiu como a Lamborghini está procurando resolver o problema da eletrificação, dando pistas sobre o que a empresa pretende fazer durante a próxima década. Ele reiterou o plano de ter quatro modelos na linha, anunciou que o primeiro veículo elétrico chegará perto do final da década e que ainda gostaria de continuar vendendo carros com motores a combustão que utilizem combustíveis sintéticos produzidos de forma neutra em carbono.
Dos quatro modelos, dois serão:
Carros esportivos e dois veículos mais versáteis. E depois de 2030, eles serão diversificados, por isso serão veículos mais utilizáveis diariamente. Então teremos carros totalmente elétricos. Nos supercarros esportivos, planeamos agora fazê-los como híbridos plug-in. Assim, os novos carros serão híbridos plug-in. Os governos nos dirão o que será permitido fazer a partir de 2030.
Winkelmann continuou ao dizer que...
E, por outro lado, esperamos que haja uma oportunidade para que o combustível sintético - que é então neutro em CO2 - seja grande o suficiente, ou distribuído em grande quantidade, que tenhamos uma capilaridade, que também possamos então abastecer os nossos esportivos. Portanto, esta é uma oportunidade que queremos deixar aberta. Não temos que decidir agora, porque este não é o momento em que este tipo de combustível está presente.
A grande novidade para nós, no entanto, é o Lamboghini 100% elétrico que, segundo Winklemann, chegará em 2027 ou 2028. Não sabemos muito sobre ele além do fato de que será o quarto modelo, aquele que completa a gama como está sendo projetada atualmente. O VE pode ser um dos veículos misteriosos que Winklemann mencionou na entrevista, sendo uma segunda geração do SUV Urus, que poderia tornar-se um carro elétrico.
Muitos esperam que seja um esportivo do tipo 2+2, um grand tourer de duas portas na linha do clássico Espada, ou até mesmo um verdadeiro sedã apimentado e totalmente elétrico, derivado do Porsche Taycan e Audi E-Tron GT, usando a arquitetura PPE feita pelas marcas do Grupo Volkswagen.
Fonte: Yahoo Finance
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