Sediada no Vietnã, a Vinfast quer produzir suas próprias baterias para carros elétricos no futuro. Cerca de 400 quilômetros ao sul de Hanói, o Grupo Vingroup, que controla a Vinfast, já está construindo uma gigafábrica. Serão feitos investimentos equivalentes a cerca de 150 milhões de euros para a fábrica que fica na Zona Econômica de Vung Ang.

A unidade de produção de baterias VinES fornecerá baterias de íons de lítio para os carros elétricos e ônibus elétricos da Vinfast. Na primeira fase a fábrica ocupará uma área de oito hectares e produzirá apenas baterias, 100.000 unidades por ano. Em uma segunda fase, as células das baterias também serão feitas no local. Então a capacidade deve crescer para um milhão de baterias por ano. A primeira fábrica vietnamita de baterias está prevista para operar de acordo com os padrões internacionais e com alto grau de automação.

VinFast VF e35
VinFast VF e35
VinFast VF e35

Com a fábrica em Vung An, a Vinfast criará um suprimento local de baterias. No entanto, não foi revelado quando o projeto será concluído. Além da produção, no entanto, a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia de baterias também está sendo planejado para o local, com foco em carregamento rápido, bateria de estado sólido e novos materiais de bateria.

A Vingroup busca uma "estratégia de três pilares" para as baterias: as baterias devem ser compradas parcialmente dos principais fabricantes mundiais, parcialmente construídos em cooperação com parceiros e parcialmente desenvolvidas na empresa.

Vin Fast e 36

Assim, uma ampla gama de baterias estará disponível, adequada para cada veículo Vinfast e para atender à crescente demanda no mercado vietnamita e global.

O presidente vietnamita Nguyen Xuan Phuc parabenizou o Vingroup pela conversão bem sucedida da estratégia do conglomerado. A empresa antecessora, fundada em 1993, produzia macarrão instantâneo na Ucrânia. No Vietnã, o foco era inicialmente em transações imobiliárias.

Vin Fast e 35

Desde 2017, o Grupo trabalha para estabelecer um negócio automotivo. Por exemplo, uma fábrica de automóveis foi construída em Haiphong (cerca de 100 km a leste de Hanói). No ano que está se encerrando, o ex-chefe da Opel Michael Lohscheller foi incorporado como diretor administrativo. Já no primeiro semestre do ano que vem, os dois SUVs elétricos e35 e e36 serão lançados no mercado alemão após terem estreado nos Estados Unidos.