Aproveitando o bom momento no Brasil, a Volvo faz três anúncios importantes para o Brasil em seu caminho para a eletrificação - segmento que a marca sueca considera extremamente importante para a sua operação, não apenas um nicho ou complemento de gama. Com isso, a marca toma uma decisão importante.

O Volvo XC40 não será mais oferecido em suas versões híbridas, apenas a 100% elétrica. E mesmo assim, a marca pretende ampliar as vendas da família 40 em cerca de 10% - o C40 será apresentado em 2022, ampliando a linha. A marca quer dobrar o mercado de elétricos no país com essa decisão, principalmente pelo XC40 ser um de seus modelos mais vendidos. Ao mesmo tempo, a Volvo faz um anúncio de ampliação de redes de recarga no país. Após mais de 1.000 pontos de recarga já anunciados anteriormente, a Volvo fará a instalação dos pontos em rodovias.

Volvo XC40 P8 Recharge
Volvo XC40 P8 Recharge
Já dirigimos: Volvo C40 Recharge (2021)
Volvo C40, que chega ao Brasil em 2022

Serão 13 corredores elétricos, com 3.250 km nesta primeira fase, com 13 carregadores de corrente alternada, de carga rápida. Nesta fase, são ligadas capitais por essas rotas: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), além de áreas como Uberlândia (MG), Litoral Norte, Baixada Santista e outras áreas. São 150 kW de potência, com 2 plugs Tipo 2 em cada ponto - no caso do XC40, 80% da bateria em 35 minutos. O investimento é de R$ 10 milhões nesta primeira fase, sem cobrança dos usuários para o uso - seja o carro Volvo ou não.

A instalação será feita em áreas de fácil acesso, como redes de conveniência ou redes de restaurantes, pontos onde as pessoas já estão acostumadas a passar e com conforto para esperar a recarga, mesmo que seja bem rápida. O fornecedor ainda não foi definido, em processo de concorrência, a ser anunciado nos próximos dias. Esta primeira fase começa em março/22 e se finaliza em abril/22. 

A Volvo também anunciou uma parceria com a Ecorodovias, uma concessionária administradora de rodovias com mais de 3.000 km em 9 concessões. São 52 pontos de apoio ao usuário e que também terão carregadores Volvo, do tipo comum de 11 kW, para uma recarga de emergência - o que deve acontecer até fevereiro/2022. No geral, são 1.000 pontos públicos Volvo, 13 carregadores rápidos e os 52 de pontos de apoio da Ecorodovias.