Sucesso de vendas na Europa, o Dacia Spring, versão elétrica do Renault Kwid que em breve será lançada no Brasil, atingiu um novo marco, desta vez em sua terra natal, a Romênia. O carro elétrico urbano se tornou o modelo mais vendido no país considerando todos os tipos de propulsão.

Já vimos que Dacia Spring, estava indo muito bem em outubro (terceiro modelo totalmente elétrico mais emplacado na Europa Ocidental com quase 5.300 unidades), mas os resultados de novembro devem surpreender ainda mais.

Dacia Spring (Kwid elétrico)
Dacia Spring (Kwid elétrico)
Dacia Spring (Kwid elétrico)

De acordo com os últimos dados do Best Selling Cars Blog, o Dacia Spring foi o modelo número 1 no mercado doméstico da Dacia. O Spring teve 1.195 emplacamentos e 10,4% do mercado em novembro. O número acumulado do ano até agora é de 1.537 unidades, o que significa que as entregas em volumes mais altos estão apenas começando.

Isso por si só é uma baita resultado, já que as vendas de outros carros elétricos na Romênia não foram particularmente altas (1.914 no total dos primeiros nove meses de 2021).

Então, o que está acontecendo? O preço, é claro - 17.890 euros (R$ 115.000), antes dos incentivos. O Dacia Spring é simplesmente mais acessível, além de ser uma marca local (embora o carro seja produzido na China).

Renault City K-ZE
Renault City K-ZE

Isto não está acontecendo somente na Romênia. A Europa precisa de carros elétricos de entrada acessíveis, especialmente porque a revolução inicial do carro elétrico acontecerá no segmento de entrada.

Em novembro, o Dacia Spring (Kwid elétrico) foi o melhor carro elétrico (e o 6º no geral) na França - 2.895 unidades. Na Alemanha, foram 657 unidades. Apenas esses três mercados somam 4.747 emplacamentos em um único mês.

Estamos ansiosos para ver as estatísticas completas para o mercado europeu do mês de novembro, mas não seria surpreende se o Dacia Spring atingisse o patamar de várias milhares de unidades mensais.

Já o lançamento do Renault Kwid elétrico no Brasil deve acontecer no começo de 2022, com a data oficial a ser anunciada pela Renault. A marca francesa promete posicioná-lo como o carro elétrico mais barato do mercado. A conferir. 

Dacia Spring Electric especificações:

  • Alcance (totalmente elétrico) WLTP: 225 km
    WLTP Cidade: 295 km
  • Bateria de 26,8 kWh
  • velocidade máxima de 125 km/h
  • tração dianteira
  • potência 33 kW (44 cv)
  • Carregamento CA (a bordo): carregador de 6,6 kW
    0-100% em menos de 5 horas a partir de um wallbox CA de 7,4 kW, 0-100% em menos de 8,5 horas de um wallbox de 3,7 kW, 0-100% em menos de 14 horas em uma tomada doméstica de 2,3 kW
  • Carregamento rápido DC (opção): até 30 kW (até 80% em menos de uma hora)
  • Dimensões: 3.734 mm de comprimento, 1.622 mm de largura, 1.516 mm de altura, 2.423 mm de distância entre-eixos
  • capacidade do porta-malas de 300 litros e cerca de 600 litros depois de rebater o banco traseiro
  • garantia: 3 anos ou 100.000 km
    garantia de bateria: 8 anos ou 120.000 km