Falando sobre a nova realidade da Kia, que viu suas vendas despencarem nos últimos anos no Brasil, o presidente da marca no país, José Luiz Gandini, também abordou temas importantes como a aposta na eletrificação, incluindo o lançamento de novos modelos, em entrevista recente para os nossos amigos do site Automotive Business.

Entre outras coisas, o executivo falou sobre o plano de 'virada' da Kia, que visa retomar parcialmente a participação de mercado perdida ao longo dos últimos anos. Destacou ainda as incertezas no cenário político e econômico para 2022, como expectativa de mudanças no sistema de tributação e alta do dólar, além do aumento dos custos e baixa disponibilidade de veículos, fatores que dificultam a tomada de decisões, mesmo no curto prazo. 

Novo Kia Niro
Novo Kia Niro
Novo Kia Niro

*Novo Kia Niro híbrido

Questionado sobre a vinda de novos modelos ao país, Gandini reforçou que a eletrificação é um dos novos pilares da marca e anunciou que o Kia Sportage de nova geração será produzido na Coreia do Sul a partir de janeiro, com as primeiras unidades chegando ao Brasil entre março e abril - nesse caso, o destaque é a vinda da versão híbrida, inédita em nosso mercado. 

Kia Sportage 2023 híbrido
Kia Sportage 2023 híbrido
Kia Sportage 2023 híbrido

*Novo Kia Sportage híbrido

Um modelo prometido há muito tempo, o Kia Niro, segue confirmado, mas terá um novo atraso, desta vez por conta da estreia recente da versão reestilizada. Assim, Gandini afirma que o SUV híbrido previsto para janeiro deve levar mais alguns meses, mas ao menos virá ao país na versão atualizada - além do Niro híbrido, unidades da versão 100% elétrica já foram embarcadas para o país, que também pode ser lançada por aqui, a depender de aprovação da marca. 

Além dos modelos já citados, a Kia também confirmou a vinda do totalmente elétrico Kia EV6, que inclusive já possui unidades no país para o processo de homologação. Uma informação que foi confirmada pelo próprio Gandini durante a live de apresentação do Kia Stonic híbrido leve no mês passado.

Fonte: Automotive Business