Em novembro, como esperado, houve um novo recorde mensal de vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na China, ultrapassando a marca de 400.000 unidades mensais pela primeira vez.
Ao todo, foram 413.094 novos emplacamentos de veículos eletrificados de passageiros no mês passado (um aumento de 106% em relação ao mesmo mês do ano anterior).
Não só o volume está aumentando, mas também a participação de mercado, que subiu para expressivos 19%, o que significa uma rápida expansão, com destaque ainda para os 15% de participação dos modelos 100% elétricos e 4% de híbridos plug-in.
O cenário atual é bom o suficiente para se traduzir em um dezembro de números que podem ser ainda mais surpreendentes, então se prepare para ver emplacamentos de carros eletrificados acima das 500.000 unidades pela primeira vez na história muito em breve.
Desde o começo do ano, mais de 2,7 milhões de carros eletrificados foram vendidos na China, o que equivale a 14,3% do mercado total. A participação dos totalmente elétricos está em 11,5%.
Neste ponto, é certo que a China ultrapassará as 3 milhões de unidades em 2021 (um número significativamente maior que o 1,27 milhão de 2020).
O Wuling Hong Guang MINI EV, "como sempre" assumiu o primeiro lugar com mais de 40.000 unidades em novembro, mas há outros fatos interessantes entre os modelos mais vendidos.
O Tesla Model Y ficou em 2º lugar com 23.117 unidades, enquanto o BYD Qin Plus PHEV ficou em terceiro com 18.054 unidades. A BYD responde por cerca de 90.000 unidades ao todo e as versões BYD Qin PHEV/BEV observaram um resultado combinado de cerca de 30.000 emplacamentos!
Resultados de novembro:
Além da Tesla, não há veículos elétricos não chineses no top 10. Mais recentemente, o Tesla Model Y passou o Tesla Model 3 e provavelmente permanecerá assim.
Resultados acumulados do ano:
A BYD tem 18% de participação no acumulado do ano. Em seguida, vem a joint venture SAIC-GM-Wuling com 15% e a Tesla com 9%. A SAIC tem 6%, Great Wall 4%, empatando com o Grupo Volkswagen, também com 4%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
BYD se aproxima da Ford em vendas globais após superar Tesla em receita
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Veja os carros elétricos mais vendidos no Brasil em outubro