A Ford está adotando medidas para impedir que os revendedores pratiquem ágio na venda da F-150 Lightning e impedir que os compradores revendam a picape elétrica imediatamente após a entrega. A empresa esboçou essas estratégias em um e-mail enviado aos concessionários que o fórum F150Gen14 postou.

De acordo com a introdução do comunicado: "Chegou ao nosso conhecimento que um número limitado de concessionárias está negociando com os clientes de uma maneira que está impactando negativamente a satisfação do cliente e prejudicando a reputação da marca Ford Motor Company e da Dealer Body."

Ford F-150 Lightning - lateral
Ford F-150 Lightning - reboque
Ford F-150 Lightning - recarga

Ele lista um exemplo como "clientes exigentes que já estão na lista de reservas para o F-150 Lightning 2022 fazer depósitos ou pagamentos adicionais".

Se a Ford determinar que um revendedor está se engajando nessas práticas, a montadora se reserva o direito de enviar a alocação do showroom das picapes F-150 Lightning para outros locais durante todo o ano de 2022, até a chegada da próxima linha. Isso seria uma penalidade muito pesada para um modelo que é projetado para ser popular.

Ao mesmo tempo, a Ford dá aos lojistas a opção de que os compradores da F-150 Lightning assinem um contrato que os impeça de vender a picape por um ano após a entrega. Possivelmente, essa estratégia poderia dar a um showroom um incentivo para não aplicar reajustes de mercado ao Lightning, porque não haveria preocupação sobre o novo proprietário imediatamente revender a caminhonete para ter lucro. 

Vale ressaltar que este contrato é opcional para os revendedores oferecerem, não obrigatório. "Essa exigência é entre um revendedor e seu cliente. Cabe ao revendedor decidir usá-la e consultar as leis locais no estado em que operam caso optem por fazê-lo", disse a porta-voz da Ford, Emma Berg, ao Motor1.com.

A Ford anunciou recentemente um plano para aumentar a produção da F-150 Lightning por conta da demanda pelo caminhonete elétrica. O primeiro lote chega aos showrooms nesta primeiro trimestre. Um exemplar totalmente equipado pode custar US$ 97.249 (R$ 550.960).