A GM tornará sua linha de picapes pesadas totalmente elétrica antes do prazo previsto. No ano passado, a marca norte-americana disse que queria que todos os seus veículos leves fossem zero-emissões até 2035, mas seus veículos pesados não seriam exclusivamente elétricos até 2040, quando a montadora espera se tornar uma empresa neutra em carbono.
No entanto, a CEO da GM, Mary Barra, disse durante seu discurso de abertura da CES 2022 que as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra se tornariam totalmente elétricas até 2035, juntamente com o resto da linha de veículos leves da GM.
"Como anunciado anteriormente, nosso plano é que todos os novos veículos leves sejam elétricos até 2035. Hoje, tenho o prazer de anunciar que apresentaremos veículos pesados totalmente elétricos nessa mesma data. Essas caminhonetes pesadas totalmente elétricas serão projetadas para entregar transporte e reboque sem esforço."
Barra acrescentou que as picapes também oferecerão "um alcance necessário para fazer os trabalhos mais difíceis". No entanto, não ficou claro se toda a linha de picapes para o serviço pesado será lançada até 2035 ou se cada caminhonete terá pelo menos uma versão 100% elétrica.
A GM atualmente produz suas picapes pesadas na fábrica da Flint Assembly em Michigan, mas um porta-voz da empresa observou que é muito cedo para confirmar que as versões elétricas também serão feitas lá. "Não podemos especular sobre futuras fábricas de produtos não anunciados", disse o porta-voz da GM Stuart Fowle à Detroit Free Press.
Ele acrescentou que a GM é capaz de acelerar a eletrificação de picapes pesadas devido à confiança em sua plataforma de baterias Ultium. A tecnologia de propulsão desenvolvida pela própria GM sustentará mais de 30 novos veículos elétricos que a montadora prometeu lançar até 2025.
O investimento anunciado de US$ 35 bilhões em veículos elétricos e autônomos até 2025 é outro fator importante que permite à GM oferecer veículos elétricos pesados mais cedo do que o esperado.
Até agora, a GM confirmou que cinco fábricas na América do Norte construirão veículos totalmente elétricos: Spring Hill (TN), Factory Zero (MI), Orion Assembly (MI), CAMI (Ingersoll, Ontário, Canadá) e Ramos Arizpe (Coahuila, México).
Fonte: Detroit Free Press
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo Chevrolet Equinox elétrico é lançado no Brasil por R$ 419.000
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia