A 'invasão chinesa' à Europa não contará apenas com a NIO e Xpeng. A Geely com sua marca de carros elétricos Zeekr quer tentar a sorte em 2023. Então o hatch elétrico de quase cinco metros de comprimento 001 começará sua investida pela Alemanha, de acordo com a Cnevpost, citando a imprensa chinesa.

O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca; foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept e lançado em 23 de outubro. Nos quase três meses até o fim do ano, a marca entregou quase 3.800 unidades. Em 2022, a Zeekr quer entregar 70.000 carros. E no início de 2023, o carro deve ser lançado na Europa.

Zeekr 001
Zeekr 001
Zeekr 001

Em 2025, a marca Geely quer ter um total de sete modelos no mercado. Então a Zeekr pretende exportar um total de 100.000 veículos. Falando do Zeekr 001, podemos descrevê-lo como um hatchback elétrico ou mesmo uma perua; a carroceria lembra o Porsche Taycan Cross Turismo. Três versões estão disponíveis na China:

  Motor Único WE Motor Duplo WE Motor Duplo You
Potência/Tração Traseira de 200 kW 400 kW AWD 400 kW AWD
0-100 km/h 6,9 segundos 3,8 segundos 3,8 segundos
Acumulador 100 kWh 86 kWh 100 kWh
Alcance NEDC 712 km 526 km 606 km
Preço na China 281.000 yuan  N.A. 360.000 yuan
Preço convertido R$ 249.800  N.A. R$ 320.100

Uma equipe de analistas do Deutsche Bank atualizou recentemente sua lista dos fabricantes chineses mais promissores de carros elétricos. Nio, XPeng e o especialista em extensão de autonomia Li Auto foram destaques, a WM Motors foi desconsiderada, enquanto Zeekr e Hozon Auto foram citados.

De qualquer forma, alta tecnologia não é mais novidade para Zeekr do que para a Nio ou Xpeng. Por exemplo, a marca anunciou recentemente duas parcerias em termos de condução autônoma: Com a Waymo, a Zeekr está desenvolvendo uma van autônoma para compartilhamento, e, com a subsidiária da Intel Mobileye, quer desenvolver veículos que possam dirigir de forma autônoma no nível 4 até 2024, segundo o comunicado de imprensa e uma foto divulgada.