A Mercedes já decidiu: irá produzir seus próprios motores para carros elétricos a partir de 2024. E o mesmo será feito com as baterias, cujo fornecimento será, no máximo, confiado a joint ventures que a empresa alemã ajudou a criar.

Isso foi dito por Markus Shafer, Diretor de Desenvolvimento, que explicou a estratégia futura do grupo de Stuttgart em uma entrevista à revista alemã Automobilwoche. 

Mercedes Vision EQXX

Mudança decisiva de curso

Até o momento, motores elétricos e outros componentes de trem de força para os carros de emissão zero da Mercedes são fornecidos por empresas externas como ZF ou Valeo. Isso não será mais o caso no futuro, nem para os modelos que nascerão na plataforma de MMA, aquela reservada para os carros médios, nem para aqueles que terão como base a plataforma EA, reservada para carros maiores. 

Schafler explicou o motivo da mudança de curso: a Mercedes quer controlar todo o esquema de propulsão lidando diretamente com a bateria, motores, eletrônica de energia. Adotando, em resumo, os mesmos processos que já são utilizados para modelos de combustão interna.

mercedes estratégia

A decisão de ter um maior envolvimento na produção de sistemas de propulsão elétricos já havia sido parcialmente antecipada em outubro de 2020, durante o evento "Mercedes-Benz Strategy Update", no qual a empresa anunciou sua intenção de construir internamente a próxima geração de motores elétricos. Mas depois imaginou-se que a marca alemã se referia apenas aos modelos reservados para a plataforma MMA, enquanto hoje verifica-se que a decisão também inclui as unidades dedicadas à EA.

Acredita-se que para o futuro a Mercedes pretende adotar motores tradicionais para os modelos mais usados e optar pelos mais sofisticados motores de fluxo radial Yasa em carros topo de linha. 

Para as baterias, os cenários ainda não foram detalhados, mas sabemos que a marca alemã aproveitará ao máximo sua participação na ACC, uma empresa dedicada a baterias da qual se tornou acionista com 33% de participação.