A norte-americana Lucid Motors mal iniciou a produção de seu primeiro modelo totalmente elétrico, o Lucid Air, enquanto já planeja a construção de uma nova planta. Como o maior acionista da Lucid é o fundo soberano da Arábia Saudita - o Fundo de Investimento Público (PIF) - a empresa está sendo pressionada a estabelecer uma fábrica no país.

Não há nada de errado com isso, especialmente considerando que a Arábia Saudita tem muito interesse em diversificar uma economia que foi por muito tempo centrada no petróleo. Mas florescer um negócio automotivo não é algo simples, especialmente para uma startup.

Lucid Air - início de produção
Lucid Air - início de produção

De acordo com o Automotive News, a fábrica de veículos elétricos da Lucid na Arábia Saudita pode ser construída até 2025 ou 2026. Pelo que entendemos, provavelmente será algum tipo de joint venture com uma contribuição significativa do PIF.

 
O presidente da Lucid, Andrew Liveris, disse:

"Agora que estamos produzindo e vendendo carros com sucesso nos EUA, nossa atenção está voltada para esta fábrica aqui", [Arábia Saudita]

Lucid Air vermelho

Fontes não oficiais apontam que a localização potencial pode ser a cidade de Jeddah, no Mar Vermelho, ou Neom, uma nova cidade no noroeste da Arábia Saudita. 

De qualquer forma, o foco principal da Lucid, por enquanto, é aumentar a produção do Lucid Air para 20.000 unidades em 2022, ampliando as vendas para a Europa, e introduzindo o Project Gravity - um SUV luxuoso, totalmente elétrico e grande que ainda não foi revelado de forma oficial.

Project Gravity será produzido na Advanced Manufacturing Plant (AMP-1) no Arizona, assim como o sedã Lucid Air, provavelmente a partir de 2023.

A Lucid ainda não revelou seus números de produção e entregas para 2021, embora se espere que as vendas já estejam nas várias centenas. Pelo menos esse deveria ser o caso, considerando a quantidade de carros que foram vistos em vídeos do pátio da fábrica.