Revelado de forma oficial em novembro, o novo Kia Niro teve mais detalhes e especificações divulgados nesta semana. A segunda geração do SUV terá versões híbrida, híbrida recarregável e totalmente elétrica e está prometido para o Brasil ainda em 2022. 

Provocando uma forte mudança no visual se comparado ao antecessor, este novo Kia Niro tem o design baseado em um estilo mais dinâmico e ousado, inspirado no conceito HabaNiro, que foi apresentado em 2019. Também há alguns elementos do mais recente Kia Sportage, especialmente nos ombros pronunciados, janelas retilíneas e interior.

Novo Kia Niro
Novo Kia Niro
Novo Kia Niro

A segunda geração do Kia Niro é construída sobre a plataforma Hyundai-Kia de terceira geração, o que deixou o SUV maior e mais alto. Medindo 4,35 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,55 metro de altura e com distância entre-eixos de 2,72 metros (20 mm a mais), o SUV oferece uma cabine mais espaçosa para os cinco ocupantes. 

A Kia optou por instalar a bateria de 12V ao lado da bateria de alta tensão na parte inferior dos bancos traseiros para a versão híbrida. Assim, amentou o espaço do porta-malas para 451 litros - 15 litros a mais que seu antecessor. 

Novo Kia Niro

Falando sobre o trem de força, a versão híbrida contará com um motor 1.6 litro de injeção direta de 105 cv e 14,6 kgfm auxiliado por um  motor elétrico de 32 kW (43 cv) e 18,05 kgfm. O conjunto é acoplado a uma caixa automática de seis velocidades (dupla embreagem) - a versão 100% elétrica ainda não teve dados revelados.

No interior do Kia Niro, entre os destaques estão o quadro de instrumentos totalmente digital complementado por um head-up display (HUD) de 10 polegadas, exibindo dados do ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e da velocidade e também um sistema de comando de voz para as principais funções do veículo. 

Kia Niro no Brasil

Prometido para o Brasil há muito tempo, o Kia Niro deve, enfim, desembarcar por aqui neste ano. Segundo o presidente da Kia no país, José Luiz Gandini, o plano era lançar o SUV agora no início do ano, mas a chegada da nova geração acabou atrasando o cronograma.

Assim, Gandini afirma que o SUV híbrido previsto para janeiro deve levar mais alguns meses, mas ao menos virá ao país na versão atualizada - além do Niro híbrido, unidades da versão 100% elétrica já foram embarcadas para o país, que também pode ser lançada por aqui, a depender de aprovação da marca.