O Volkswagen e-up! (up! elétrico) não está disponível para vendas há mais de um ano, mas novas informações dão conta que o pequeno carro elétrico de 3,60 metros de comprimento está de volta à linha de produção. 

De forma inesperada, o carro elétrico urbano estará disponível em breve para encomendas novamente. A informação veio de um comunicado interno para os revendedores da Volkswagen, sobre o qual a locadora de carros elétricos Nextmove relata em seu NextNews no Youtube.

Volkswagen e-up! - traseira

A carta diz: "Temos o prazer de informá-lo que em breve o e-up! e o e-up! Style Plus estarão disponíveis para encomendas." Os equipamentos de série incluirão um soquete de carregamento CCS, um cabo de carregamento de rede, rodas de alumínio de 15 polegadas e um volante de couro multifuncional.

A versão Style foi a configuração de topo do VW e-up até outubro de 2020; embora as rodas aro 15" fossem de série, a porta de carregamento CCS, o cabo de carregamento e o volante multifuncional tinham um custo adicional. Como a conexão CCS está presente no novo modelo, a bateria de 32 kWh também pode ser carregada com tensão DC (até 100 kW).

Volkswagen e-up!
e-Up-Cockpit mit Halterung fürs Smartphone als Navi-Ersatz
Volkswagen e-up!
Serienmäßig war der e-Up nur per Typ-2-Kabel aufladbar

No entanto, o preço que a Volkswagen irá cobrar pelo subcompacto zero emissão ainda não está claro. Na tabela de preços de outubro de 2020, a versão Style foi listada por 22.420 euros. Se você adicionar os 609 euros para a conexão CCS, 171 euros para o cabo de alimentação e 327 euros para o volante, o total vai a cerca de 23.500 euros (R$ 147.600) - sem considerar bônus e incentivos. 

Mesmo que a VW não aumente o preço, o modelo é significativamente mais caro do que o carro elétrico atualmente mais barato do mercado alemão: O Dacia Spring (Kwid elétrico) 13 centímetros mais longo e com um alcance de 230 km (WLTP) que custa apenas 20.490 euros na versão básica (mas com apenas 33 kW/44 cv de potência e sem carregamento DC).

Em vista da concorrência praticamente inexistente no segmento de subcompactos elétricos e da escassez global de chips, é provável que a VW venda o carro por um preço mais alto. O irmão Seat Mii Electric experimentou um mini-retorno no início de 2021 por pouco menos de 25.000 euros. No entanto, o carro só ficou disponível por um curto período de tempo. Teremos que esperar e ver em quanto tempo o e-Up da VW estará disponível.

Vale destacar que o Volkswagen e-up! foi apresentado recentemente no Uruguai. A marca alemã trouxe algumas unidades da versão 100% elétrica do subcompacto ao país vizinho, que foi escolhido por ter a melhor infraestrutura para mobilidade elétrica na região - as vendas por lá devem começar neste ano.

Dados técnicos do VW e-Up (outubro de 2020)

  • Unidade: motor elétrico dianteiro com 61 kW (82 cv) e 21,4 kgfm
  • 0-100 km/h: 11,3 segundos / 135 km/h
  • Bateria / Alcance: 32 kWh net / 250-258 km WLTP
  • Carregamento: até 7 kW AC, até 100 kW DC
  • Tempo de carregamento: 9h30 com 7 kW AC, 35 min com 100 KW DC (80%)
  • Dimensões: 3.600 mm de comprimento / 1.645 mm de largura / 1.507 mm de altura / 2.417 mm distância entre-eixos
  • Porta-malas: 250-923 litros