O primeiro carro esportivo totalmente elétrico da Porsche é o novo safety car da série de corridas elétricas da Fórmula E nesta temporada. O veículo fará sua estreia na abertura da temporada da Fórmula E em 28/29 de janeiro em Diriyah, Arábia Saudita.

Projetado para ser mais do que apenas o safety car da Fórmula E, o Porsche Taycan Turbo S se destaca pelo quadro de pintura com as cores de todas as onze equipes que competem na prova, bem como as cores da FIA e da Fórmula E. E o número 22 reconhece o desempenho dos 22 pilotos que disputam a série nesta temporada.

"Estamos orgulhosos de que a Fórmula E tenha confiado a um Porsche essa tarefa – uma que é importante para a segurança de seus pilotos", diz Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. 

"Com o Taycan Turbo S como carro de segurança oficial, estamos fazendo uma contribuição importante para a segurança da pista e também ressaltando a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport. O design distinto ilustra nosso compromisso com o futuro bem-sucedido desta inovadora série de corridas. Embora sejamos rivais na pista, estamos espalhando essa mensagem para o mundo juntos. Além disso, esperamos que isso também nos permita atrair um público-alvo mais jovem que ainda não é fã do automobilismo."

Porsche Taycan Turbo S Formula E Carro de Segurança Dianteiro 3/4
Porsche Taycan Turbo S Formula E Safety Car
Interior do carro de segurança Porsche Taycan Turbo S Formula E

Graças à sua dirigibilidade e segurança, bem como sua potência de até 560 kW (761 cv), o Taycan Turbo S terá a missão de encarar o papel desafiador de safety car no único Campeonato Mundial de automobilismo totalmente elétrico, correndo no coração de cidades icônicas do mundo, incluindo Londres, Cidade do México, Nova York, Berlim, Mônaco e Seul. Com o controle de largada, o modelo principal da linha Taycan acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h.

A conversão do Porsche Taycan Turbo S em um carro de segurança exigiu a instalação de uma gaiola e bancos de corrida com cintos de segurança de seis pontos, bem como chicotes de arame para a iluminação e o Sistema Marelli Logger.

As luzes intermitentes foram integradas aos para-choques. O novo local de trabalho de Bruno Correia (Portugal), o antigo piloto de carros de segurança da FIA Fórmula E, também foi equipado com um extintor de incêndio e um sistema de comunicação de alta tecnologia. Como resultado, o veículo de segurança atende a todos os requisitos de serviço em uma série altamente competitiva como o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.