page ad skin

Porsche Taycan Sport Turismo: perua elétrica faz estreia oficial

Versão perua do Taycan chega ao mercado com tração traseira ou integral e duas opções de bateria

Porsche Taycan Sport Turismo 2022

A Porsche mostrou o Taycan GTS Sport Turismo no Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro, e agora está anunciando as demais versões da nova variante de carroceria. O terceiro modelo depois do Taycan e da perua off-road Cross Turismo, a Taycan Sport Turismo é a versão perua para as ruas. 

Segundo a Porsche, o novo modelo combina a praticidade cotidiana do Cross Turismo com a dinâmica on-road do Taycan normal – o "sedã esportivo", como descreve a marca alemã. O GTS Sport Turismo será lançado no final de fevereiro de 2022, com as demais versões vindo logo em seguida, em meados de março.

Porsche Taycan Turbo S Sport Turismo (Heck)
Porsche Taycan Sport Turismo (2022) - interior
Porsche Taycan Sport Turismo (2022)

Se você contar as duas versões da bateria, sete variantes Sport Turismo (abreviadas abaixo como ST) estarão disponíveis a partir de março. Todos eles já estão incluídos no configurador alemão da Porsche:

  Potência e tração Bateria / Alcance Preço base
Porsche Taycan ST 240 kW/321 cv RWD 71 kWh / 433 km 86.495 euros
Porsche Taycan ST Perf. Battery Plus 280 kW/375 cv RWD 84 kWh / 492 km 92.219 euros
Porsche Taycan 4S ST 320 kW/429 cv AWD 71 kWh / 441 km 107.439 euros
Porsche Taycan 4S ST Perf. Battery Plus 360 kW/482 cv AWD 84 kWh / 498 km 112.961 euros
Porsche Taycan GTS ST 380 kW AWD 84 kWh / 490 km 132.786 euros
Porsche Taycan Turbo ST 460 kW AWD 84 kWh / 491 km 153.968 euros
Porsche Taycan Turbo S ST 460 kW AWD 84 kWh / 458 km 187.288 euros

*RWD (tração traseira) / AWD (tração nas quatro rodas)

O modelo mais esportivo Turbo S Sport Turismo acelera até 100 km/h em 2,8 segundos e atinge os 260 km/h. A versão topo de linha é o Taycan 4S Sport Turismo, que possui 498 km de alcance WLTP com uma carga. Os modelos de tração integral contam com um novo esquema de propulsão que deve ser mais eficiente que os modelos AWD anteriores. As funções de gerenciamento térmico e carregamento também foram melhoradas, de acordo com a Porsche.

Das versões anteriores, as duas baterias são conhecidas, a de 71 kWh "Performance Battery" e o pack de 84 kWh "Performance Battery Plus". Assim como o Taycan normal, a bateria maior é opcional para a tração traseira e 4S e está associada a 40 kW (53 cv) adicionais de potência. O acréscimo de preço é de cerca de 5.500 euros (R$ 31.300). Ambas as baterias podem ser carregadas de 5 a 80% em 22 minutos e 30 segundos. Isso significa que em menos de 5 minutos dá pra adicionar 100 km de autonomia.

O teto do Sport Turismo é o mesmo do Cross Turismo. Assim, ambos oferecem mais espaço para a cabeça na frente e especialmente na parte traseira. Além disso, a tampa traseira e o porta-malas são maiores: comporta até 446-1.212 litros (sedã: 407-1.171 litros). Além disso, há o porta-malas dianteiro (frunk) com 84 litros. Ao contrário do Cross Turismo, o Sport Turismo dispensa elementos de design off-road e também está disponível com tração traseira.

Como opcional, o Taycan Sport Turismo tem um teto panorâmico com "Sunshine Control": que pode ficar transparente ou fosco a um simples toque. Mas também partes do teto, que é dividido em nove superfícies e podem ser controladas. Para isso, há as configurações 'Semi' e 'Bold' com padrões predefinidos.