Porsche Taycan Sport Turismo: perua elétrica faz estreia oficial
Versão perua do Taycan chega ao mercado com tração traseira ou integral e duas opções de bateria
A Porsche mostrou o Taycan GTS Sport Turismo no Salão do Automóvel de Los Angeles, em novembro, e agora está anunciando as demais versões da nova variante de carroceria. O terceiro modelo depois do Taycan e da perua off-road Cross Turismo, a Taycan Sport Turismo é a versão perua para as ruas.
Segundo a Porsche, o novo modelo combina a praticidade cotidiana do Cross Turismo com a dinâmica on-road do Taycan normal – o "sedã esportivo", como descreve a marca alemã. O GTS Sport Turismo será lançado no final de fevereiro de 2022, com as demais versões vindo logo em seguida, em meados de março.
Se você contar as duas versões da bateria, sete variantes Sport Turismo (abreviadas abaixo como ST) estarão disponíveis a partir de março. Todos eles já estão incluídos no configurador alemão da Porsche:
Potência e tração | Bateria / Alcance | Preço base | |
Porsche Taycan ST | 240 kW/321 cv RWD | 71 kWh / 433 km | 86.495 euros |
Porsche Taycan ST Perf. Battery Plus | 280 kW/375 cv RWD | 84 kWh / 492 km | 92.219 euros |
Porsche Taycan 4S ST | 320 kW/429 cv AWD | 71 kWh / 441 km | 107.439 euros |
Porsche Taycan 4S ST Perf. Battery Plus | 360 kW/482 cv AWD | 84 kWh / 498 km | 112.961 euros |
Porsche Taycan GTS ST | 380 kW AWD | 84 kWh / 490 km | 132.786 euros |
Porsche Taycan Turbo ST | 460 kW AWD | 84 kWh / 491 km | 153.968 euros |
Porsche Taycan Turbo S ST | 460 kW AWD | 84 kWh / 458 km | 187.288 euros |
*RWD (tração traseira) / AWD (tração nas quatro rodas)
O modelo mais esportivo Turbo S Sport Turismo acelera até 100 km/h em 2,8 segundos e atinge os 260 km/h. A versão topo de linha é o Taycan 4S Sport Turismo, que possui 498 km de alcance WLTP com uma carga. Os modelos de tração integral contam com um novo esquema de propulsão que deve ser mais eficiente que os modelos AWD anteriores. As funções de gerenciamento térmico e carregamento também foram melhoradas, de acordo com a Porsche.
Das versões anteriores, as duas baterias são conhecidas, a de 71 kWh "Performance Battery" e o pack de 84 kWh "Performance Battery Plus". Assim como o Taycan normal, a bateria maior é opcional para a tração traseira e 4S e está associada a 40 kW (53 cv) adicionais de potência. O acréscimo de preço é de cerca de 5.500 euros (R$ 31.300). Ambas as baterias podem ser carregadas de 5 a 80% em 22 minutos e 30 segundos. Isso significa que em menos de 5 minutos dá pra adicionar 100 km de autonomia.
O teto do Sport Turismo é o mesmo do Cross Turismo. Assim, ambos oferecem mais espaço para a cabeça na frente e especialmente na parte traseira. Além disso, a tampa traseira e o porta-malas são maiores: comporta até 446-1.212 litros (sedã: 407-1.171 litros). Além disso, há o porta-malas dianteiro (frunk) com 84 litros. Ao contrário do Cross Turismo, o Sport Turismo dispensa elementos de design off-road e também está disponível com tração traseira.
Como opcional, o Taycan Sport Turismo tem um teto panorâmico com "Sunshine Control": que pode ficar transparente ou fosco a um simples toque. Mas também partes do teto, que é dividido em nove superfícies e podem ser controladas. Para isso, há as configurações 'Semi' e 'Bold' com padrões predefinidos.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Taycan bate novo recorde de carros elétricos: 1.844 km em 30 horas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Porsche Taycan elétrico tem espera de 6 a 9 meses em vários mercados
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Porsche Taycan é flagrado com facelift e possível versão Turbo GT de 1.000 cv
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Avaliação Porsche Taycan 4 Cross Turismo: Uma indicação do que vem por aí